diariodefoz-logo-cabec wh

Bakri cumpre agenda em Foz do Iguaçu e visita unidade básica de saúde

WhatsApp
Facebook

O deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa, cumpriu agenda nesta sexta-feira (25) em Foz do Iguaçu. Na cidade, ele visitou acompanhado dos vereadores Inês Weizemann e Celino Fertrin, a Unidade Básica de Saúde da Vila Yolanda.

A intenção, segundo Bakri, foi verificar a instalação do local e o funcionamento da estrutura no atendimento aos pacientes. Além de confirmar os problemas na estrutura do prédio, eles também conversaram com servidores que atuam na unidade.

Durante a visita, foram encontrados vários problemas como rachaduras nas paredes, banheiros sem forro e área de esterilização inadequada.

O deputado lembrou que em dezembro de 2017, quando Inês Weizemann respondia pela Secretaria Municipal de Saúde, foi assinado um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Foz, prevendo a liberação de R$ 800 mil para a reforma da unidade de saúde.

Na época, a Unidade chegou a passar por reparos, depois de um temporal que provocou estragos no prédio. De acordo com Inês, a área da recepção ficou comprometida, mas os reparos foram feitos, como a troca do piso que estufou por causa da chuva.

Já a reforma anunciada nunca saiu do papel. De acordo com Inês Weizemann, em janeiro de 2018, quando ela ainda era Secretária, a documentação do terreno indicava que a área não pertencia ao município e sim ao estado. Diante disso, o Executivo ficou de fazer o pedido da área ao Governo do Estado e a Secretaria de Planejamento faria o projeto para a reforma do prédio.

Porém, o jurídico da Prefeitura informou que não seria possível fazer a obra uma vez que o terreno era do Estado.

Em janeiro de 2018, o vice-prefeito Nilton Bobato, chegou a informar – em matéria exibida pela Catve – que o motivo da “paralisação” era a demora no repasse da verba estadual, que deveria ter sido feita pela Casa Civil. Porém, de acordo com Bakri, o Estado não pode repassar uma verba se não houver uma documentação, um projeto que indique a maneira como o recurso será usado.

E março do ano passado, Inês deixou a Secretaria e voltou para a Câmara, e o assunto ficou parado na Prefeitura, mas sempre preocupou a Vereadora.

Bakri também disse nesta sexta-feira, que não sabe o que aconteceu, nem por que a Prefeitura não foi atrás do recurso, uma vez que o convênio tinha sido firmado. Hoje, depois de visitar o prédio onde a Unidade de Saúde funciona, disse que está à disposição para garantir que a obra seja concluída, desde que a Prefeitura cumpra a parte que cabe ao executivo, ou seja: que apresente um projeto atualizado para a reforma do prédio.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *