diariodefoz-logo-cabec wh

Chico Brasileiro homologou a licitação da Pista de Arrancada de Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

Velofoz terá investimento de R$ 4,1 milhões e será mais um atrativo turístico na entrada da cidade

O prefeito Chico Brasileiro homologou, na última terça-feira (5), o procedimento licitatório de Tomada de Preços 025/2018, para a construção do Complexo Esportivo da Pista de Arrancada Cataratas, o Velofoz, de Foz do Iguaçu. A estrutura será construída Arroio do Leão, às margens da BR-277, na área onde estava prevista a instalação do Portal da Foz, na entrada da cidade.

Com a homologação, a vencedora do certame pelo critério de menor preço global, a Alti Engenharia e Arquitetura Ltda. EPP, poderá dar início as ações para construção da estrutura. Na primeira etapa, conforme o edital de licitação, serão elaborados os projetos estrutural, elétrico (telefonia, lógica), hidráulico, drenagem, prevenção e combate a incêndio, sonorização, terraplenagem, pavimentação, topografia, serviços geotécnicos e geológicos. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

“Velofoz, de um simples sonho para realidade em Foz do Iguaçu”, comemorou Oliveira de Erdiley, o Oliveirinha. “É um sonho de mais de 20 anos”, ressaltou ele, que é presidente do Grupo Ecológico dos Cavaleiros Guardiões da Natureza e da Cidadania (Geceg), entidade de defesa ambiental e cidadania, que já organizou alguns desafios de arrancadas para arrecadar alimentos.

A estrutura, que será mais um atrativo turístico gerando empregos diretos e indiretos na cidade, terá investimento de R$ 4,1 milhão, destinados através de emendas legislativas. O projeto arquitetônico do Complexo da Pista de Arrancada é do arquiteto urbanista Junior Petrucci e foi doado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu.

A área escolhida, segundo Oliveirinha, atende todas as exigências da Federação Paranaense de Automobilismo (FPRA), conforme confirmou seu presidente, o engenheiro Rubens Gatti.

Envolvimento
A execução da estrutura conta com apoio de autoridades e diversos setores da sociedade. A área de terra para a estrutura foi doada pela Prefeitura de Foz do Iguaçu. Os recursos foram destinados do Governo Federal, com emendas do deputado Fernando Giacobo, do Governo do Estado com emendas do deputado Delegado Rubens Recalcatti.

Os recursos foram destinados ainda da Câmara Municipal, com emendas dos vereadores Anderson de Andrade, Adriana Luiz, Dr. Luiz Brito, Celino Fertrin, Elizeu Liberato, Jeferson Brayner, João Miranda, Marcio Rosa, Nanci Rafagnin Andreola, Rogerio Quadros, Tenente Coronel Jahnke, Marcelinho Moura e Beni Rodrigues.

Também colaboram na execução do projeto outros órgãos da Prefeitura. “A obra Velofoz será multiuso e trará para a cidade eventos de arrancada, exposições, campeonatos de som, shows, feiras de agroindústria e agronegócios, além do espaço servir para projetos oficinas de capacitação profissional como Patronato, Secretaria da Juventude e Ação Social”, afirma Roberto Mafra, diretor do GECEG e do Automóvel Clube de Foz do Iguaçu.

Estrutura
A Pista de Arrancada terá 550 metros de comprimento e 7,5 metros de largura cada, totalizando 15 metros. O pavimento terá 220 metros de concreto e 330 metros de asfalto, de acordo com o projeto arquitetônico.

além disto, serão 130 metros de arquibancada em concreto, mais 200 metros de arquibancada com grama para diminuir o calor. As equipes terão à disposição 23 boxes fechados.

O complexo ai dispor ainda de 200 metros por 30 metros em calçada para eventos, shows, feiras de agroindústria e agronegócio.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *