diariodefoz-logo-cabec wh

Estiagem deixa as Cataratas com menos da metade da vazão normal

WhatsApp
Facebook

Baixo volume de água obrigou a suspensão dos passeios de barco do lado argentino do atrativo; No Brasil segue normal

A longa estiagem na bacia do rio Iguaçu deixou as Cataratas do Iguaçu, principal atrativo turístico de Foz do Iguaçu, com menos da metade da vazão normal, que é de 1.500 metros cúbicos por segundo. De acordo com o monitoramento hidrológico da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), a vazão mais baixa registrada nesta quarta-feira (6) aconteceu às 9h da manhã, com 625 metros cúbicos por segundo, aproximadamente 58,3% da normal.

No final da tarde, por volta das 17h, o volume de água subiu um pouco, chegando a 947 metros cúbicos por segundo – perto de um terço da vazão normal. O Iguaçu é o principal rio do Paraná, com suas nascentes na região metropolitana de Curitiba. O percurso é de pouco mais de 1.320 quilômetros na divisa com Santa Catarina e fronteira com a Argentina. Neste trecho, estão instaladas cinco usinas hidrelétricas – a sexta ainda não foi concluída. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

O pouco volume de água gera um visual diferenciado das 275 quedas que formam as Cataratas do Iguaçu. O fenômeno também afetou a navegação dentro da área de visitação do Parque Nacional do Iguaçu. Ontem foram suspensos os passeios de barcos do lado argentino das famosas quedas.

A medida, segundo a concessionária confirmou ao portal La Voz de Cataratas, é em função do baixo nível do rio Iguaçu. No momento da tomada da decisão, a vazão nas Cataratas estrava em aproximadamente 628 metros cúbicos por segundo. Caso persista a estiagem, não tem previsão de retorno dos passeios do principal atrativo turístico da Tríplice Fronteira.

Normal
No lado brasileiro do atrativo, os passeios de barcos até a tradicional “ducha nas Cataratas”, seguem normal. Em nota, a Macuco Safari, concessionária do Parque Nacional do Iguaçu que opera atrativos turísticos dentro da unidade de conservação, informa que os passeios de barco pelo rio Iguaçu continuavam sendo oferecidos normalmente nesta quarta-feira (6).

A empresa informa ainda que as embarcações utilizadas nos passeios brasileiros foram projetadas para navegar em ambientes como o rio Iguaçu. “(…) onde se verifica a presença de corredeiras e alterações no volume de água, a partir das variações climáticas”, ressalta a nota.

Diante da atual condição, em que o rio apresenta baixo nível de água, a empresa, a exemplo dos anos anteriores, adotou sistema de alerta. A medida incluiu monitoramento dos passeios e manutenção de barcos de apoio em pontos estratégicos do rio.

“Comprometida com a segurança de seu público usuário, a empresa Macuco Safari se mantém atenta a qualquer anormalidade que possa vir a comprometer a integridade de todos. A empresa garante que a qualquer alteração significativa suspenderá naturalmente as atividades”, conclui a nota.

Foto: Roger Meireles

Atualização 09h40
Com as fortes chuvas na bacia do rio Iguaçu, especialmente em Curitiba, começam aparecer indícios de que deve a vazão voltar ao normal nas Cataratas do Iguaçu, que é de 1,5 mil metros cúbicos por segundo.

De acordo com o Monitoramento Hidrológico da Copel, às 8h da manhã desta quinta-feira (7), a vazão dentro do Parque Nacional do Iguaçu estava em 1,1 mil metros cúbicos por segundo.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *