diariodefoz-logo-cabec wh

Foz terá avenidas turísticas, boulevares, ciclovias e paisagismo com financiamento internacional

WhatsApp
Facebook

Boa notícia de fim de ano: Foz do Iguaçu será a primeira cidade brasileira com projetos turísticos financiados pelo programa Prodetur+Turismo, que agora contará também com financiamento internacional. As informações são de Cláudio Dalla Benetta, no Não Viu?.

O Ministério do Turismo informou na terça-feira (6) que, além do BNDES, primeiro parceiro da iniciativa, propostas para o setor poderão ser financiadas também pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), que aplicará até U$ 1 bilhão por ano em projetos no Brasil.

E o primeiro projeto apresentado ao CAF é de Foz do Iguaçu, que se enquadra nos objetivos prioritários de financiamentos daquela instituição internacional.

“A proposta prevê uma completa recuperação urbana voltada à humanização da cidade para o turismo – inclui a criação de ‘ramblas’ (avenidas turísticas), boulevares, ciclovias, paisagismo e arborização que darão uma nova cara ao destino que é o portão brasileiro das Cataratas do Iguaçu”, diz informe do Ministério do Turismo.

Ciclo de desenvolvimento
O ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, afirmou que o interesse pela requalificação turística de Foz mostra que a cidade “está pronta para puxar um forte ciclo de desenvolvimento, por meio do turismo, no Paraná”.

Para o ministro, “a ampliação do Prodetur+Turismo é um claro sinal de que o mercado está confiante no desenvolvimento do setor, demandando por mais crédito disponível, e é papel do governo responder a esse movimento por mais investimento”.

O Turismo é o primeiro setor no País a oficializar parceria com o banco CAF, compartilhando diretrizes de projeto institucional.

Serão elegíveis para financiamento internacional projetos públicos de Estados e municípios com mais de 100 mil habitantes e pré-aprovados com o Selo+Turismo, concedido pelo ministério a propostas alinhadas à política nacional do setor.

A taxa de juros aplicada será de 4,25% ao ano, com até 5 anos de carência e 18 anos para amortização.

Foz se enquadra
Segundo o Executivo-Sênior do CAF para o Setor Público no Brasil, José Rafael Neto, a instituição financeira trabalha com iniciativas multissetoriais focadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU.

Neto afirmou que projetos com foco em sustentabilidade, inovação, recuperação hídrica, questões viárias e ambientais têm prioridade – é o caso de Foz do Iguaçu.

Foto: Daniel Muniz (PMFI)

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *