diariodefoz-logo-cabec wh

Hussein Bakri reúne líderes e secretário e garante prioridade à Educação

WhatsApp
Facebook

Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação, deputado do PSD firmou parceria de trabalho entre a pasta e os parlamentares para os próximos quatro anos

O deputado estadual Hussein Bakri (PSD) abriu as portas do gabinete para uma reunião dos líderes dos partidos na Assembleia Legislativa com o Secretário da Educação, Renato Feder. No encontro, foram discutidos os desafios do setor e ficou firmada uma parceria de trabalho para os próximos quatro anos.

“Os deputados podem contribuir demais para a Educação do Paraná, seja por conhecerem de perto a realidade das escolas e também por poderem garantir recursos ao longo da discussão do orçamento aqui na Casa”, argumentou Hussein, que é Líder do Governo Ratinho Junior (PSD) e Presidente da Comissão de Educação na Assembleia.

Aos parlamentares, Renato Feder expôs o quadro atual da Educação no Paraná e não escondeu que o desafio pela frente será grande. No Ensino Médio, por exemplo, menos de 18% dos alunos do 3º ano demonstram aprendizado adequado em Português e apenas 7% em Matemática. Além disso, do 1º lugar do Brasil no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Médio em 2009, o Paraná caiu para a 7ª colocação na última avaliação.

Para mudar esse quadro, o Secretário traçou metas ambiciosas: ter o melhor Ideb do país em 2021; aumentar o número de alunos na rede estadual; fortalecer a colaboração com os municípios; e ampliar a oferta de cursos técnicos. “O planejamento da Secretaria é de quatro anos, não faremos nada no atropelo”, disse.

“Nosso papel como gestor é ajudar os quase 120 mil profissionais da Educação a cumprirem a missão que escolheram por vocação, que é, sobretudo, contribuir com a sociedade”, afirmou Feder. Para atingir esses objetivos, a pasta pretende, entre outras medidas, promover encontros mensais com diretores e pedagogos e também desenvolver um material didático próprio do estado.

A apresentação do Secretário animou os deputados, que se colocaram à disposição para auxiliar no trabalho da pasta. Os parlamentares também expuseram as demandas mais diversas das 2,1 mil escolas espalhadas pelo estado, como falta de internet; dificuldade de diálogo com a Copel para que seja possível instalar equipamentos; obras atrasadas e mal fiscalizadas.

Como Presidente da Comissão de Educação, Hussein Bakri se comprometeu a agendar um encontro entre a Secretaria e o Diretor-Presidente da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali. Da mesma forma, na condição de Líder do Governo, garantiu que promoverá as mudanças que forem necessárias no orçamento do Estado a fim de que a Educação tenha recursos suficientes ao longo do mandato do Governador Ratinho Junior.

“O Governador já mostrou que a Educação será gerida de forma técnica e não política, ao promover teste seletivo para as chefias dos núcleos regionais. Educação não será prioridade apenas no discurso, mas na prática”, afirmou Hussein.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *