diariodefoz-logo-cabec wh

Vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato anuncia saída do PCdoB

WhatsApp
Facebook

Saída é devido a necessidade conjuntural de buscar novas formas de ampliar a contribuição na luta institucional

O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, anunciou nesta quarta-feira (13), sua saída do PCdoB, partido que militou por 27 anos. “Hoje torno público uma das decisões mais complexas da minha vida política. É tempo de agradecer e de buscar outros caminhos”, comunicou nas redes sociais. O partido de Bobato, é um dos 14 que não atingiram a cláusula de barreiras que já valeu para a eleição do ano passado, e estão sem tempo de televisão e recursos do fundo partidário.

De acordo com o vice-prefeito, a questão não envolve discordâncias com as bandeiras do partido, “que é a luta pela construção de uma sociedade melhor, mais inclusiva, diversa, humana, desenvolvida, sustentável e socialmente justa”, disse. A decisão foi embasada em “questões conjunturais e a busca por novas alternativas para manter minha contribuição na luta institucional e na construção de políticas públicas em prol desta sociedade melhor que tanto almejamos”, disse. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

“Decisões difíceis, em momentos difíceis, exigem responsabilidade e coerência com uma história, mas principalmente ampliação do compromisso com a construção de uma sociedade melhor, mais humana, diversa, justa e solidária”, ressaltou Bobato. Devido ao longo período de militância, afirma deixar muitos amigos no PCdoB. “Saio com a certeza de que plantei bons frutos”, frisou.

“Sou muito grato por toda esta história de militância, mas o momento exige novos caminhos”. O vice-prefeito destaca ainda, em mensagem aos amigos e amigas, que por uma questão ética, não avançou em conversas sobre seu futuro partidário. “Enquanto não concluísse o processo de desfiliação do PCdoB. Tarefa, que sem pressa, me dedicarei nos próximos dias”, afirmou.

Tranquilidade
Bobato reforça que sua saída não é resultado de mágoas, reclamações. “Não há divergências de bandeiras ou de visão de mundo, apenas uma necessidade conjuntural de buscar novas formas de ampliar a contribuição na luta institucional neste momento histórico complexo em que estamos vivendo”.

“Só uma questão deixo claro: continuo do mesmo lado da história, lutando pela inclusão de pessoas, pelo direito a diversidade, pela equidade e por uma sociedade mais justa, humana, desenvolvida e sustentável, com ética, respeito, honestidade e muito trabalho”, afirmou Bobato. Que completou: “Um abraço fraterno. Seguimos em frente!!”.

Caminhos
Além do vice-prefeito Nilton Bobato, Foz do Iguaçu tem o vereador João Sabino, que se elegeu pelo Patriota, partido que também não atingiu a cláusula de barreira. Ao Gazeta Diário, ele informou que seu futuro partidário começará a ser discutido já nos próximos dias.

“Temos uma reunião com o presidente do partido na semana que vem, aí vamos discutir o assunto para ver o que vamos fazer”, informou João Sabino. A cláusula de barreira, criada através de uma emenda constitucional, é uma forma de reduzir o número de partidos no Brasil.

A legislação reduz benefícios aqueles não obtiveram ao menos 1,5% dos votos válidos do país ou a eleição de no mínimo nove deputados federais em pelo menos nove das 27 unidades da federação. As agremiações, PCdoB e Patriota, perdem direito ao fundo partidário e a propaganda gratuita na TV e rádio e outras sações nos legislativos.

No ano passado, não alcançaram os índices também PHS, PRP, PMN, PTC, Rede, PPL, DC, PRTB, PMB, PCB, PSTU e PCO. Muitas destas agremiações estão em fase adiantada de negociações para se tornar uma só. A cláusula estabelece que, aos eleitos por partidos que não superem o desempenho mínimo, podem trocar de legenda sem perder o mandato.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *