diariodefoz-logo-cabec wh

Policiais militares da reserva farão a segurança em colégios de Foz do Iguaçu e Londrina

WhatsApp
Facebook

Iniciativa prevê medidas protetivas e preventivas com 120 PMs  nas escolas das duas cidades

A rede pública estadual de ensino de Foz do Iguaçu foi selecionada para integrar a primeira etapa do Escola Segura do Governo do Paraná. O programa, que prevê uma série de medidas preventivas e protetivas de segurança que serão executadas nas escolas, será lançado nesta sexta-feira (15), pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. A iniciativa inclui ainda os colégios estaduais de Londrina, no Norte do Paraná.

A implantação do Escola Segura é estudada desde janeiro deste ano. O início da operação será acelerado por determinação de Ratinho Junior, em razão do trágico episódio ocorrido em um colégio público em Suzano, no interior de São Paulo. O projeto será detalhado nesta sexta, em coletiva com o governador e os secretários Luiz Felipe Carbonell (Segurança Pública), Renato Feder (Educação) e Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho). As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

O programa prevê, entre outras ações, a contratação de policiais militares da reserva para que cuidem da segurança dos colégios. Segundo a Secretaria de Educação (Seed), 120 PMs começarão a atuar nas escolas das duas cidades, no primeiro semestre deste ano. A iniciativa, que integra o plano de governo de Ratinho Junior, estima que mais de dois mil policiais sejam chamados.

Reforço
De acordo com a Seed, eles atuarão em conjunto com as ações do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), que já atua nas escolas do estado. No início desta semana, o secretário Renato Feder, o comandante do BPEC, Tenente-Coronel Mario Jorge e o Superintendente de Gestão Escolar, Professor Valter, falaram do programa em reunião com diretores de escolas de Foz do Iguaçu e Londrina.

“Em linhas gerais, (o programa terá) a presença de um policial militar com farda para ajudar na prevenção a crimes e aumento da segurança na escola, durante o período em que os alunos estão lá”, disse Feder. O projeto vai prevenir ações delituosas e aumentar “a segurança dos professores contra alunos malandros e malfeitores”, ressaltou, em vídeo nas redes sociais da Seed.

O programa, segundo Feder, será por adesão, “não por imposição. Por isso que a gente pediu para os diretores das escolas estarem aqui participando”, ressaltou o secretário. A reunião foi organizada para dar oportunidade às escolas reunir pedagogos, associações e conselho escolar para decidir se adere ou não. “Queremos saber se a escola quer ter um policial militar ou não”, ressaltou.

Professor Valter informou que a Seed e o BPEC estarão a frente do programa. O Superintendente de Gestão Escolar reforçou as palavras do secretário, que as escolas que tenham interesse em aderir a iniciativa, deverão encaminhar ofício via Núcleo Regional de Educação (NRE) até o final da próxima semana.

Após isto, será feita uma seleção das escolas de Foz do Iguaçu e Londrina que serão contempladas. A aprovação ou não virá após a análise de “características que serão verificadas em relação ao número de alunos, a comunidade na qual a escola está inserida”, disse Professor Valter.

Missão
O comandante do BPEC disse que recebeu a missão de fazer a gestão do projeto junto com a Seed. “Quero deixar claro que o projeto vem como uma ferramenta a mais do Batalhão, em ofertar a segurança a comunidade escolar do modo geral”, ressaltou.

“Como que irá funcionar?”, indagou o Tenente-Coronel Mario Jorge. Ele confirmou que serão chamados 120 policiais que vão compor o corpo de militares estaduais inativos voluntários. “Eles serão divididos e atuarão nas escolas que, como foi falado aqui, aderirem ao projeto”, informou.

Os policiais, segundo o comandante, irão atuar em dois turnos – das 07h às 15h e das 15h às 23h, garantindo a segurança física de alunos e professores e a defesa do patrimônio público. “Esse policial vai estar atuando diretamente na escola nessa permanência, nesses dois turnos, com objetivo de garantir a segurança de toda comunidade escolar”, ressaltou Mario Jorge.

Capacitação
Os policiais da reserva que forem chamados, passarão a condição de reserva remunerada. “Eles passarão por uma capacitação ao nível de técnica de abordagem, tiro policial e legislação, para que possam se tornarem habilitados nessa questão e prática especificamente de vigilância dentro do estabelecimento de ensino”, concluiu.

O tenente-coronel adiantou que o Escola Segura de Foz do Iguaçu estará a cargo do Capitão Silveira Junior e de Londrina, do 1º Tenente Prado. “Esses comandantes das respectivas companhias vão estar diretamente com os senhores auxiliando e, a partir do momento que for deflagrado o projeto, darão todo o suporte necessário”, concluiu Mario Jorge.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *