diariodefoz-logo-cabec wh

Profissionais da saúde recebem Prêmio Mulher Destaque 2019 na Câmara de Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

O Prêmio Mulher Destaque de 2019 da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu homenageou na manhã desta quarta-feira, 13 de março, 15 mulheres que trabalham na área da saúde em Foz do Iguaçu. O Presidente da Casa, Beni Rodrigues, abriu a cerimônia e falou em nome de todos os vereadores, destacando a relevância do trabalho dessas mulheres na saúde pública do município e em prol de toda a população da cidade.

Familiares, amigos, a primeira-dama do município, Rosa Jeronymo Lima, e a equipe do Banco de Leite Humano de Foz do Iguaçu marcaram presença no evento, prestigiando a atuação das mulheres congratuladas neste ano pelo Poder Legislativo do Município. A solenidade foi criada por meio da Lei Municipal nº 4.189, de 18/02/2014.

Também como profissional da área da saúde, a primeira-dama do Município, Rosa Jeronymo Lima, fez uso da Tribuna da Casa e ressaltou como justa honraria em reconhecimento à luta das mulheres na sociedade. “Quero dizer o quanto acho meritória a homenagem que estão fazendo às mulheres. Sabemos muito bem a luta que travamos ao longo da história para estarmos nos lugares que ocupamos hoje”.

“Ser mulher e ser profissional é dividir a vida de diversas maneiras e uma cobrança incansável. É justa a homenagem e precisamos seguir firmes lutando por igualdade, respeito e espaço, porque só seremos verdadeiramente respeitadas quando alcançarmos essa igualdade também nos espaços de poder”.

Ao receber a placa das mãos do Presidente e do respectivo Vereador que as indicou, as homenageadas fizeram uso da tribuna como forma de agradecer o reconhecimento pela trajetória.

Veja quem são as homenageadas

A homenageada do Vereador Beni Rodrigues, Angela Gonzaléz, foi Coordenadora do Programa de Imunização de Foz do Iguaçu (PNI/Foz) onde permaneceu até a sua aposentadoria. “Sempre trabalhei com metas no programa de imunização e tínhamos de cumprir para a proteção da saúde das pessoas. Meu objetivo de vida sempre foi multiplicar tudo o que recebi”. Marli Timm, homenageada da Vereadora Rosane Bonho, Técnica em enfermagem, agradeceu aos familiares e externou toda sua gratidão.

Cenira Ferreira, homenageada da Vereadora Nanci Rafagnin Andreola, gerencia a Unidade Básica de Saúde do Morumbi II, afirmou: “Sempre me orgulhei em fazer parte da Secretaria de Saúde”. Vera Lúcia Aparecida de Souza, homenageada pelo Vereador Edson Narizão, agradeceu a todos pelo prestígio.

Angela Aparecida da Silva, homenageada do Vereador João Miranda, destacou a importância da união e do trabalho conjunto das equipes: “Nós, sozinhos, não somos nada”. Michelle de Souza Pinto foi a homenageada do Vereador Adenildo Kako. Ela é auxiliar técnica de enfermagem que atuou na Nefroclínica e atualmente é responsável pela central de materiais esterilizados do Serviço Móvel de Urgência – SAMU.

Angélica da Silva, enfermeira da UPA Dr. Walter Barbosa, recebeu a placa por indicação do Vereador Elizeu Liberato. Deise Vasquez da Cunha, médica obstetra, homenageada do Vereador Anderson Andrade, agradeceu o prestígio e reconhecimento. “Divido esse prêmio com todos, com meus pais, minha família, a equipe que trabalha comigo”, destacou a Dra Deise.

Zulmira Ferreira da Luz, homenageada do Vereador Celino Fertrin, é agente comunitária de saúde na UBS Maria Portinho, no Morumbi III. “Agradeço a nossa unidade de saúde, a minha família e ao vereador Celino por essa homenagem”, disse Zulmira. Roseli Cristiane de Oliveira que atua na coordenação do Banco de Leite Humano de Foz do Iguaçu, foi a homenageada da Vereadora Inês Weizemann. “Que privilégio ser mulher, podendo ter voz. Me sinto honrada”, opinou Roseli.

Janete Lúcia Possato Ghellere, homenageada pelo Vereador Jeferson Brayner, atua no SAMU como enfermeira do transporte da Unidade de Terapia Intensiva móvel. “A trajetória foi grande, tive uma história que repetiria de novo. A gente aprende a cada dia, porque quando chegamos no plantão não sabemos o que vai acontecer”, observou Janete.

Elaine Machado, homenageada do Vereador João Sabino, é supervisora dos postos de saúde do Distrito Nordeste. Ela estendeu a honraria aos colegas da área. “Essa homenagem é a todas as mulheres da Secretaria de Saúde e a quem nos apoia”, afirmou.

Kátia Uchimura, homenageada pelo Vereador Marcelinho Moura, é a atual Secretária de Saúde de Foz. “Quero dividir com todas as mulheres da Secretaria. Somos um grande coletivo de mulheres que assume responsabilidade com outros papéis na vida e na sociedade”, lembrou.

Cirlene Costa Couto, médica que atua na saúde pública de Foz do Iguaçu, recebeu a honraria por indicação do Vereador Marcio Rosa. Para ela, “a homenagem representa uma força para continuarmos seguindo nossa missão. Dedico a homenagem à equipe do Programa Construindo Cidadania”

Cibele Mazzotti, gerente na Unidade de Saúde da Família do Jardim São Paulo II, homenageada pelo Vereador Rogério Quadros, expôs: “Tudo que sou hoje devo a minha filha. Só fui para área da saúde em função dela”.

O Presidente da Casa, Beni Rodrigues, encerrou a solenidade destacando a felicidade em seus 15 anos de mandato poder participar do reconhecimento de tantas mulheres da área da saúde. Na opinião do presidente, a saúde é um dos principais setores da sociedade, em conjunto com a área da Educação.

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *