diariodefoz-logo-cabec wh

Sem coligações, partidos tendem a lançar mais candidatos a prefeito e vereador em 2020

WhatsApp
Facebook

Mais candidatos  Se o nobre leitor considerava excesso de candidatos nas últimas eleições, se prepare. As eleições municipais de 2020 trarão uma mudança que promete provocar uma verdadeira “revolução” no quadro político partidário do país, com reflexos diretos na disputa pelo poder em Curitiba. Pela primeira vez, as siglas estarão proibidas de realizar as chamadas coligações proporcionais para candidatos a vereador.

Candidatos II  Com isso, a previsão é de que aumentem não só o número de concorrentes à Câmara, mas também à prefeitura, destacou o presidente do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, em entrevista ao Bem Paraná.

Candidatos III  O fim das coligações foi aprovado na reforma política votada pelo Congresso em 2017. A intenção é impedir que um partido “transfira” votos para candidatos de outras legendas, com votação inferior por estarem coligados.

Retomada  O Tribunal de Justiça autorizou, na última semana, a Câmara de Vereadores a retomar a Comissão Processante que pode cassar o mandato da prefeita de Farol, Angela Kraus. Os trabalhos, que estavam suspensos por uma liminar, tiveram início em 2017, mas foram questionados pela prefeita, que alegou a necessidade de dois terços dos vereadores aprovarem a abertura.

Retomada II  De acordo com entendimento do TJ, a abertura da comissão não precisa de dois terços dos votos e sim da maioria simples. Com a decisão do TJ, a CP poderá retomar os trabalhos imediatamente.

Paraná …  O governador Carlos Massa Ratinho Júnior, pediu apoio da Itaipu para projetos estratégicos do Estado. Na pauta, entre outros temas, o corredor bioceânico ligando o Porto de Paranaguá ao de Antofagasta, no Chile, e a manutenção da distribuição dos royalties nos moldes atuais, quando o anexo C do Tratado for revisado.

… e Itaipu  Os assuntos foram discutidos ontem (18), num café da manhã que marcou o primeiro encontro do governador com o diretor-geral brasileiro, general Joaquim Silva e Luna.

Sem visto  O presidente Jair Bolsonaro formalizou ontem a dispensa – unilateral – de visto para turistas norte-americanos entrarem no Brasil. A medida será estendida também a visitantes de Austrália, Canadá e Japão, também de forma unilateral. O decreto só entrará em vigor em 17 de junho deste ano.

Festival Cultural  Reunir em um mesmo espaço diferentes formas de manifestações culturais, com uma pitada de solidariedade. Esta é a proposta do Festival de Cultura que vai reunir dia 30 de março, em Foz do Iguaçu, bandas acústicas, teatro, poesia e muito mais, nas dependências do Teatro Barracão.

Ronildo Pimentel
Editor

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *