diariodefoz-logo-cabec wh

Substituto de Moro na Lava Jato iniciou como juiz federal em Foz do Iguaçu

WhatsApp
Facebook

O juiz federal Luiz Antonio Bonat, escolhido nesta sexta-feira (8) para substituir o ex-juiz federal Sérgio Moro na condução da Operação Lava Jato do Ministério Público, já atuou em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

Em 1993, Bonat iniciou sua carreira como magistrado assumindo a 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu. Agora, na nova função, ele será responsável pelos trabalhos da 13ª Vara Federal de Curitiba.

Bonat foi homologado por unanimidade pelo Conselho de Administração do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para substituir Moro.

Agora, o processo será encaminhado para a Corregedoria Regional, que determina a data em que ele começa atuar e publica o ato de remoção do antigo juiz federal no Diário Eletrônico.

O juiz federal está convocado para substituir o desembargador federal Fernando Quadros da Silva, na Turma Suplementar do Paraná, onde deve permanecer até o dia 19 deste mês.

Antes de ser escolhido para substituir Moro, Bonat exercia a titularidade da 21ª Vara Federal de Curitiba, especializada em matéria previdenciária.

Ele foi o candidato mais antigo inscrito para concorrer à vaga e atua desde 1993 e, por isso, tinha preferência na seleção. No total, 25 magistrados da região Sul estavam concorrendo.

História
Bonat nasceu em Curitiba e tem 64 anos. Ele se formou em direito, em 1979, na Faculdade de Direito de Curitiba, tem especialização em Direito Público, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e foi servidor da Justiça antes de se tornar juiz.

Ele ingressou na Justiça Federal como servidor em 1978, na 1ª Vara Federal de Curitiba, onde foi Auxiliar e Técnico Judiciário, e na 7ª Vara Federal de Curitiba, onde exerceu o cargo de Diretor de Secretaria.

Em 1993, assumiu a 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu e já atuou, também, na 3ª Vara Federal de Curitiba. Quando foi para a 1ª Vara Federal de Criciúma (SC), proferiu a primeira sentença de condenação penal de pessoa jurídica no Brasil, por crime ambiental.

O magistrado já atuou no TRF4 como juiz federal convocado para auxílio e substituição a desembargadores.

Antes de Bonat, os processos da Lava Jato foram conduzidos pela juíza Gabriela Hardt, que, nesta semana, proferiu a segunda sentença condenando o ex-presidente Lula a 12 anos e onze meses no caso do sítio de Atibaia (SP).

Mais notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *