1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Abrabar e SindiAbrabar criam o brechó do setor de gastronomia e entretenimento

Proprietários de bares que fecharam devido a pandemia buscam vender móveis e aliviar a crise econômica (Foto: Arquivo / Ângelon Rigon)

Serviço quer facilitar a compra e a venda de produtos de estabelecimentos que fecharam durante a pandemia Covid-19

A chegada da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), em março deste ano, acelerou a crise do setor de gastronomia e entretenimento, que já enfrentava uma situação financeira difícil nos últimos anos. As medidas restritivas de funcionamento resultaram em dezenas de falências no Estado.

Diante desta situação, a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) e o Sindicato das Empresas de Gastronomia, Entretenimento e Similares (SindiAbrabar) decidiram criar um canal de divulgação e facilitação aos empresários e clientes.

A intenção é ajudar os empreendedores que buscam aliviar um pouco o rombo nas finanças vendendo o que sobrou de seu negócio  – bar, restaurante, lanchonete, pizzaria ou casa noturna).  Muitos clientes, de acordo com consulta promovida pelas entidades, querem comprar como lembrança/suvenir ou para utilizar em suas residências nos espaços de confraternização e lazer.

O serviço será como uma ferramenta de facilitação de negócios para venda de equipamentos e móveis que estão em depósitos ou nas próprias residências dos empresários que encerraram definitivamente as suas atividades e não conseguiram negociá-las.

Para isto, basta que o empresário se inscreva em um link e relacione os itens que estão em negociação e os valores, orienta o presidente do SindiAbrabar, Gustavo Grassi.

Contexto

A ideia, de acordo com ele, surgiu nos grupos de canais de conversação, onde muitos empresários oferecem serviços, produtos e equipamentos para compra e venda e nada mais justo que catalogar e ajudá-los encontrar alguém interessado e de confiança.

A ideia é não deixar os agentes do setor a mercê de plataformas onde muitas pessoas de má fé aproveitam estes momentos para causar transtornos aqueles que já estão tristes e arrasados com o fim do seus negócios.