1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Agosto Dourado: Amamentar favorece saúde do bebê e da mãe

Pesquisa aponta que a cada 12 meses de aleitamento, há redução de 4,3% no risco de câncer de mama

O mês de agosto é dedicado à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. A campanha Agosto Dourado foi criada pela World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) e é celebrada desde 1992. O objetivo é conscientizar sobre a amamentação, tão fundamental para a saúde das crianças, protegendo-as contra a obesidade, infecções (diarreia e infecções respiratórias) e alergias.

De acordo com a médica oncologista do CEONC Hospital do Câncer, doutora Michelle Hermann, os benefícios de amamentar vão além – e até ajuda a reduzir os riscos de câncer de mama, que é o mais incidente em mulheres no mundo. É o que indica um estudo publicado pela revista científica Lancet em 2002, que envolveu 146 mil mulheres de 30 países. A experiência relata que o risco de desenvolver câncer de mama cai 4,3% a cada 12 meses de aleitamento. A oncologista explica a causa desse resultado.

“Durante a amamentação, ocorre a diminuição de taxas de hormônios que favorecem o desenvolvimento do câncer, como o estrogênio que é associado ao tumor hormonal. É nessa fase que ocorre também o amadurecimento dos ductos mamários, por isso as mamas ficam mais protegidas pelas alterações celulares que causam o câncer”, explica a médica.

“São inúmeros benefícios. Além dos citados acima, também podemos destacar a prevenção das mastites (inflamação nos tecidos mamários), da depressão pós-parto, perda de sangue evitando anemia, além de contribuir para a perda de peso”, acrescenta a Dra. Michelle.

Assessoria