1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Arremesso de celular é desafio de domingo em Foz do Iguaçu

Organizadores da promoção, no Gramadão da Vila A, estimam arrecadar mais de 11 toneladas de alimentos

Arremessar um aparelho de celular a mais de 124 metros de distância. Este é o desafio dos participantes da 11ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular de Foz do Iguaçu. A divertida competição, que reúne homens e mulheres de todas as idades, está prevista para o domingo (11), das 9h às 16h no Gramadão da Vila A de Itaipu Binacional. A promoção conta ainda com um apelo social e espera arrecadar, este ano, mais de 11 mil quilos de alimentos.

O recorde de arremesso de celular (124 metros) foi estabelecido no ano passado por Cícero Aparecido Wur, tricampeão do evento. Em 2017, também foi estabelecido um novo recorde entre as mulheres. Viviane Barros ficou em primeiro lugar com 61m05cm. Ainda na edição passada, foram arrecadadas 12,1 toneladas de alimentos e recolhida 1,8 tonelada de lixo eletrônico.

A competição atraiu mais de 300 participantes. A ideia é motivar as pessoas a pegar aquele aparelho que foi fiel durante anos, mas parou de funcionar e está abandonado na gaveta. “Ele tem mais uma chance de ser útil e te ajudar a sair vitorioso do torneio”, ressaltam os organizadores.

Os interessados em participar podem se inscrever para os arremessos, e ainda participar de diversas outras atividades, como desfrutar de serviços de saúde, receber orientações jurídicas e conferir a exposição de carros antigos. Para participar, basta doar dois quilos de alimentos não perecíveis.

Social
De acordo com o idealizador do torneio, Gabriel Antonio de Campos Neto, da Divisão de Segurança da Central da Itaipu, o espírito solidário é um dos destaques da promoção. Este ano, as 37 empresas parceiras já garantiram o repasse de 10,3 mil quilos de alimentos, que vão beneficiar 22 entidades beneficentes de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Céu Azul.

O volume, segundo a organização, será repassado posteriormente, em uma solenidade de agradecimento e prestação de contas, aos representantes das instituições beneficiadas com a presença dos apoiadores.

Idealizado para comemorar o aniversário da Segurança Empresarial da Itaipu, criada em 3 de outubro, o evento, com apoio da Superintendência de Comunicação Social da Itaipu, era realizado sempre na primeira semana daquele mês. Neste ano, em razão das eleições, foi marcado para o próximo domingo.

Lixo eletrônico
Paralelamente ao Torneio, em 2018 será promovida a 9ª edição do Mutirão de Resíduos Eletrônicos, com a intenção de conscientizar as pessoas sobre o descarte correto do chamado lixo eletrônico (computadores de mesa, notebooks, celulares, monitores e eletroeletrônicos em geral). Haverá posto de coleta no Gramadão. Não serão recebidas pilhas, lâmpadas e tôneres.

A estimativa, de acordo com Gabriel, é recolher aproximadamente três toneladas nesta edição. No total, mais de 30 toneladas deste tipo de resíduo, nocivo à natureza, já foram recolhidas e tiveram a destinação correta.

Apoiam a iniciativa o Lions Clube Foz do Iguaçu Cataratas, o Rotary Club Três Fronteiras, Rotary Club Santa Terezinha, Krefta, Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Foz do Iguaçu (Sindhotéis), Sindicato da Habitação e Condomínios (Secovi), Associação de Moradores da Vila A (AMVA) e Associação Esportiva Segurança Física Itaipu (Aresf).