1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Atrativos turísticos e hotéis de Foz do Iguaçu seguem abertos só para visitantes durante o lockdown

Família nas Cataratas do Iguaçu (Foto: Nilton Rolin)

O turismo, principal fonte da economia, seguirá funcionando normalmente com restrições nos dois finais de semana em que vigorar o toque de recolher em Foz do Iguaçu. De acordo com o Decreto 29.078/2021, os atrativos turísticos e meios de hospedagem funcionarão exclusivamente para turistas. Os terminais rodoviário e aeroportuário só irão operar com embarque e desembarque.

De acordo com as medidas restritivas, publicadas na noite de quarta-feira (13), é proibida a circulação de moradores das 18h de sábado até às 5h da manhã de segunda-feira (15 e 17 de maio, respectivamente). A população local só poderá sair as ruas no período, “salvo por motivo de força maior devidamente justificada”, diz o decreto.

A liberação do funcionamento dos atrativos e dos meios de hospedagem apenas para visitantes visa garantir a segurança dos iguaçuenses e a manutenção do setor turístico. “A maioria das viagens é feita com antecedência e planejada”, explica o secretário do Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli.

“Por isso a prefeitura entende a necessidade de manter os atrativos abertos nos finais de semana, para evitar cancelamentos de pacotes de viagens, hospedagens e até pedidos de devolução de ingressos”, ressaltou. De acordo com o secretário, os números mostraram que o toque de recolher é uma forma de conter a proliferação do vírus.

“E mantendo o funcionamento do turismo é uma forma de garantir a retomada do setor e de toda a economia”, completou Angeli. Em abril, segundo a Vigilância Epidemiológica, Foz do Iguaçu registrou queda de 76% na média móvel de casos, três semanas após o momento mais crítico da pandemia.

Controle sanitário

Ainda de acordo com o secretário, os hotéis, atrativos e estabelecimentos gastronômicos de Foz do Iguaçu possuem a Certificação de Segurança Sanitária e Selo de Ambiente Protegido. Todos seguem rigorosamente os protocolos de segurança sanitária com responsabilidade à vida de todos os visitantes e colaboradores.

O procedimento inclui a obrigatoriedade do uso de máscara facial, aferição da temperatura e disponibilidade de frascos de álcool 70% em spray e em gel, para higienização das mãos e sobretudo o distanciamento social.

Durante os próximos dois finais de semana de restrição, além dos atrativos e meios de hospedagens, estarão abertos serviços essenciais como o Terminal Rodoviário Internacional de Passageiros e o Aeroporto Internacional apenas para embarque e desembarque, serviços de delivery, postos de combustíveis, farmácias, urgência e emergência médica humana e animal.

As informações são de GDIa