1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Câmara de Vereadores pede retirada de projeto que muda nome da Ponte da Integração Brasil-Paraguai

Ponte da Integração com vista a partir do lado paraguaio da obra (Foto: La Clave)

A Câmara de Vereadores acaba de aprovar a Moção de Apelo 15/2021 com pedido de retirada, da pauta da Câmara dos Deputados, do projeto de lei que muda o nome da ponte da integração Brasil-Paraguai que está sendo construída em Foz do Iguaçu.

A iniciativa do deputado federal Evandro Roman (Patriotas-PR) atende pedido da comunidade israelita e teve o regime de urgência aprovado na última semana, gerando polêmica na região de Foz do Iguaçu.

AQUI para relembrar o caso

“O nome escolhido para o empreendimento ‘Ponte Integração Brasil-Paraguai’ traz consigo o simbolismo, selando o bom relacionamento entre os dois países, conforme mencionado acima”, diz um trecho da moção apresentada pelo presidente da Câmara, Ney Patrício, com assinatura dos demais parlamentares da Casa de Leis iguaçuense.

A união entre os povos, que começou em 1952 com a construção da Ponte Internacional da Amizade, seguiu com a construção da Itaipu Binacional, “que traz no próprio nome a importância do relacionanento entre Brasil e Paraguai”.

“Além deste contexto histórico, que justifica a manutenção do nome desta obra binacional, é importante destacar que em nenhum momento as duas cidades interligadas pela ‘Ponte Integração Brasil-Paraguai’ foram consultadas sobre a intenção da mudança”, conclui o trecho reforçando o pedido para a retirada de pauta da proposta.

A íntegra da moção está disponível no PDF abaixo