1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é lançada em Foz

Atividades artísticas e culturais no Dia da Consciência Negra marcaram o início da programação, neste domingo (20)

Celebrado neste domingo (20), o Dia da Consciência Negra foi marcado por uma série de atividades artísticas e culturais na Praça da Paz, no centro de Foz do Iguaçu.

Apresentações dos grupos Afoxé Funmilaiyó, Maracatu Kaburé, Baque Mulher, Dj Mano Zeo e roda de samba com o grupo Jeito Delas integraram a programação, que marcou também o início dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

No Brasil, a campanha inicia em 20 de novembro, considerando a dupla vulnerabilidade da mulher negra, e segue até 10 de dezembro, data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Veja também

Realizada anualmente pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Prefeitura de Foz do Iguaçu e entidades parceiras, a campanha visa a conscientização, o engajamento e a mobilização da sociedade para falar sobre o tema.

“São 21 dias de ativismo, com várias ações envolvendo o setor governamental e a sociedade civil para discutirmos a erradicação da violência contra meninas e mulheres e ampliarmos o debate sobre a violência de gênero, os avanços e retrocessos nas leis de proteção às mulheres” explica a presidente do CMDM, Iraci Pereira.

Ao longo da mobilização, serão 44 atividades desenvolvidas, entre palestras, oficinas, exibição de filmes, blitz, passeio ciclístico, entre outras. Durante a Feira do Livro, que acontece no Clube Gresfi, haverá lançamentos de obras e rodas de conversa sobre o tema. “Algumas entidades de atendimento à mulher realizarão atividades internas, mas teremos também palestras em colégios estaduais, associações de moradores, clubes de mães”, citou Iraci.

No dia 06 de dezembro é celebrado o dia do Laço Branco, data que marca o dia Nacional de Mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. Neste dia, haverá palestras e passeio ciclístico. A programação completa está disponível no site da prefeitura e nas redes sociais do CMDM (@cmdmfoz).

Organização

Os 21 Dias de Ativismo são desenvolvidos de forma conjunta entre o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Prefeitura de Foz do Iguaçu, através da Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Secretaria de Assistência Social, CRAM, Fundação Cultural e Patrulha Maria da Penha com apoio de diversos parceiros da sociedade civil, estabelecimentos comerciais, e instituições de ensino.

Fotos: Christian Rizzi/PMFI