1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Campus da Unioeste Foz recebe IV Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteiras

Foto: Unioeste / Foz

A Unioeste Campus Foz do Iguaçu recebe entre os dias 22 e 24 de setembro de 2022, o IV Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteiras, evento organizado pelo Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão do Grupo “Fronteiras, Estado e Relações sociais” (LAFRONT) compostos por professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras da Unioeste – Foz do Iguaçu.

O Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteiras é um espaço de consolidação na agenda de pesquisadores das regiões de fronteiras, cujo objetivo é garantir a atualização das discussões de grupos de pesquisas e o estabelecimento de novas redes de investigações por meio da presença de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, onde são convidados a expor os resultados de suas pesquisas e ministrar cursos de curta duração.

Veja também

Para o coordenador do LAFRONT, Eric Gustavo Cardin, o intuito do encontro é articular pesquisadores e fortalecer as redes de estudos sobre fronteiras. “Nesta edição de 2022, o foco estará mais direcionado a Tríplice Fronteira, que será abordada dentro de diferentes perspectivas: turismo, educação, gênero, políticas públicas, segurança e trabalho”, diz Eric Cardin.

Neste ano, o IV Colóquio Internacional Dinâmicas de Fronteiras, conta com o apoio do Grupo de Pesquisa Tríplice Fronteira (UNILA), do Observatório Segurança, Infraestrutura e Fronteira (UNILA) e do Observatório das Migrações nas Regiões de Fronteira (UFGD). Além de outras equipes onde se encontram investigadores das fronteiras e organizações da sociedade civil, principalmente as associações de migrantes, que trabalham em parceria com o LAFRONT em diferentes atividades.

Na quinta-feira (22) de setembro, ocorre a abertura do evento com o Simpósio “Desenvolvimento Regional Transfronteiriço”, a partir das 19h30 no Miniauditório da Unioeste – Campus Foz do Iguaçu com os palestrantes Gilson Batista de Oliveira (UNILA) e Lila Voeffrey (NAPI/Puerto Iguazú/ Argentina) com mediação do Professor Eric Gustavo Cardin (UNIOESTE/Lafront).