1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Cataratas do Iguaçu receberam cerca de 30 milhões de visitantes desde 1999

Quase 1,2 milhão de turistas de todas as partes do mundo visitaram as Cataratas do Iguaçu de janeiro a agosto deste ano

As Cataratas do Iguaçu, patrimônio natural dentro do Parque Nacional do Iguaçu na fronteira do Brasil com a Argentina, recebeu aproximadamente 30 milhões de visitantes nos últimos 24 anos e oito meses. Os números foram contabilizados pela concessionária Urbia Cataratas desde 1999, quando iniciou a série histórica atual. Neste período, o atrativo foi visto por moradores de praticamente todos os países do planeta. O recorde histórico de mais de dois milhões de ingressos em 12 meses foi registrado em 2019, ano anterior a pandemia da covid-19.

Os 30 milhões de visitantes no Parque Nacional do Iguaçu foram contabilizados apenas no lado brasileiro do atrativo, com acesso por Foz do Iguaçu. As Cataratas do Iguaçu são o termômetro do turismo da Tríplice Fronteira, incluindo o Paraguai. “É o nosso principal atrativo, visto por quase 1,2 milhão de pessoas nos primeiros oito meses do ano”, disse o prefeito Chico Brasileiro (PSD), reconhecendo a força da retomada vigorosa do segmento no pós-pandemia.

Leia também

“Os números são realmente motivos de comemoração, mas não definitivos do turismo de Foz do Iguaçu, por não incluir na métrica quem chegou e chega pelas rodovias interessados em outros atrativos como a gastronomia de Puerto Iguazú e as compras no Paraguai”, destacou Chico Brasileiro. Que completou: “Sem dúvida, a economia do município está recuperada em sua plenitude”.

Experiência mágica

As Cataratas do Iguaçu são conhecidas mundialmente e garantem uma experiência mágica para quem visita o patrimônio natural. A visitante Pâmella Aurilio, do Rio de Janeiro, conseguiu conciliar este ano uma folga em família para revisitar a Maravilha Mundial da Natureza. “Fiquei muito admirada com toda a beleza que tive que retornar com a família. Nós ficamos encantados mais uma vez com tanta perfeição divina”.

Quem também regressou recentemente ao parque foi a Wandy Menezes. Na primeira vez, ela estava grávida do segundo filho. “Visitamos pela primeira vez há um ano. Conhecemos esse lugar incrível, Cataratas do Iguaçu. Nosso caçula, Pedro, aprontando todas, e Miguel ainda no forninho. Visitar esse local pela segunda vez é indescritível”, disse.

A Erijessica Pereira visitou pela primeira vez neste ano com o marido. Eles viajaram do Rio Grande do Norte até o Paraná. “É realmente uma das maravilhas do mundo sentir uma energia tão grande por aqui. Não sei como descrever, é inexplicável. Gratidão por vivenciar isso. Iremos retornar com certeza”.

Quem veio ainda de mais longe foi a Vanessa Broderick, que viajou com os filhos dos Estados Unidos especialmente para contemplar o maior conjunto de quedas-d’água do mundo. “Adoro esse lugar, é mágico demais, é muito inacreditável estar aqui e admirar com os olhos. As fotos nem parecem reais”, revelou.

O Parque Nacional do Iguaçu, no Oeste do Paraná, faz fronteira com a Argentina e se consolidou como referência na preservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. A unidade de conservação é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e tem a gestão da visitação turística da Urbia Cataratas S.A.