1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Clubes de Mães são exemplos de apoio às mulheres nos bairros de Foz do Iguaçu

A pré-candidata a deputada estadual, Rosa Maria (MDB), disse nesta sexta-feira, 12, que os clubes mães são exemplos de organizações comunitárias que atendem às mulheres nos bairros de Foz do Iguaçu. “Esses clubes são formados por mulheres guerreiras que lutam pela comunidade de forma voluntária. Elas são essenciais na vida dos bairros e há mais de oito anos, abracei essa causa. Em 2017, eram 16 clubes e hoje, são 70 que atendem direta e indiretamente quase 3,5 mil famílias”, disse Rosa Maria que nesta semana conversou com as mães reunidas nos clubes do Alto Boa Vista e do Jardim Jupira.

“Essas conversas me fizeram lembrar do importante trabalho da Secretaria de Direitos Humanos e Relações Comunitárias que apoiou a reorganização e fortalecimento dos Clubes de Mães de Foz do Iguaçu”, completou.

Rosa Maria destaca ainda que com apoio da Secretaria de Direitos Humanos, são distribuídos aos clubes frutas, verduras e pães, alimentos repassados pelas mulheres aos bairros. “Também são feitas oficinas, palestras, capacitações – tudo para que possam melhorar a renda, a qualidade de vida e também a autoestima”.

Oficinas – Nesta semana, iniciaram os novos cursos de artesanatos: pintura em tecido, patchcolagem e artesanato em feltro, ministradas pelos educadores do Programa Foz Fazendo Arte, da Fundação Cultural. Para participar dos cursos, é necessário o cadastro nos clubes de mães. Cada clube tem uma coordenadora que acompanha as aulas nas oficinas.

Outra importante conquista, segundo a pré-candidata a deputada estadual, foi a instalação de um espaço exclusivo para a comercialização de produtos dos Clubes de Mães no Terminal de Transporte Urbano na Avenida JK, área central da cidade. “Isso permite mais visibilidade e, consequentemente, o aumento das vendas dos produtos feitos pelas mães nos bairros”.

“Tenho muito orgulho destas vitórias que tivemos e pelo empoderamento e independência das mulheres. A luta pela dignidade da mulher sempre será uma das minhas mais importantes causas e propostas”, completou.