1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Colégio da Polícia Militar celebra 4° aniversário de instalação em Foz

Cerimônia foi realizada na Praça do Mitre, onde está instalado o colégio da PM, com honra à militares Foto: Abel Andreghetti

O 5° Colégio da Polícia Militar (CPM) completou nesta quinta-feira (10) quatro anos de instalação em Foz do Iguaçu. A data foi lembrada com uma grande solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, desfile de tropa e entrega de medalhas.

Destaca o GDia que a cerimônia foi presidida pelo comandante do colégio, capitão Eliseu Gonçalves. Entre os convidados estiveram presentes o contra-almirante Paulo Tinoco, representando a Itaipu Binacional; o comandante da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), capitão de fragata Edésio Raimundo de Assis Junior, o secretário municipal de Segurança Pública Marcos Antônio Jahnke e o ex-comandante do 14° Batalhão de Polícia Militar tenente-coronel Adelar Davies.

Veja também

A solenidade, que ocorreu na Praça do Mitre, teve início com a apresentação das tropas, honras militares e hasteamento da Bandeira Nacional. Na sequência foi contado o Hino Nacional Brasileiro.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o comandante da unidade destacou a importância do colégio, do apoio à PM e do bom desempenho da equipe pedagógica na formação dos alunos.

“O objetivo do colégio é primar pela qualidade do ensino de seus alunos, despertando neles o espírito de civismo, responsabilidade, honestidade, disciplina, hierarquia, e demais valores necessários para uma boa convivência social. Com o compromisso de ser um estabelecimento diferente, por seu projeto pedagógico e administração policial militar, o 5° CPM coleciona muitos feitos em sua linha do tempo”, destacou o capitão Eliseu.

Ainda durante a cerimônia foram homenageados com medalha de bronze, policiais militares que completaram 10 anos de serviços prestados à corporação. Os agraciados no ato foram o cabo Davi Augusto Peres da Silva, soldado Helen Cristina Avila Gonçalves, e soldado Ariana Lenso Passoni Dellani. Também recebeu honraria a subtenente Elenir Izabel Davies Ansbach, que foi agraciada com uma placa de homenagem.

Ao final da cerimônia os alunos do 5° CPM desfilaram com a bandeira do Brasil, prestando continência às autoridades. A banda do colégio, do projeto Banda de Garagem, encerrou a festividade sob coordenação do Soldado Sidnei Francisco Dellani.

História do 5° CPM

O Colégio da Polícia Militar de Foz do Iguaçu, 5° CPM, é um Estabelecimento de Ensino Regular que compreende os anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (1° ao 3° anos).

Criado a partir do Decreto Estadual n° 11619 de 7 de novembro de 2018, a instituição foi instalada nas dependências do antigo Colégio Estadual Bartolomeu Mitre, no centro de Foz, tendo como primeiro comandante o major Marcos Aparecido de Souza.

A origem do colégio decorre de uma expansão da filosofia de ensino que já era adotada pelo Colégio da Polícia Militar Coronel PM Felippe de Sousa Miranda sediado em Curitiba, cuja origem, nas décadas de 50 e 60, primou pela educação pública voltada aos estudos dos policiais militares e anos posteriores deixou de atender os policiais militares e passou a receber seus dependentes.

O sucesso dessa modalidade de ensino refletiu recentemente na criação de outros Colégios da Polícia Militar nas cidades de Londrina, Maringá, Cornélio Procópio, Pato Branco e União da Vitória.

O Colégio possui Corpo Docente e Quadro de Funcionários oriundos da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná e da Secretaria de Estado da Educação. Além do ensino regular, a unidade oferece ainda atividades extracurriculares com futsal, badminton, jiu-jitsu, handebol, basquete, luta olímpica, vôlei e música.