1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Coluna Cabeza News de quarta, 14

Lula livre?
Não exatamente, mas o ex-presidente do PT vai deixar, pela primeira vez desde que foi preso em 7 de abril, a sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Lula irá depor nesta quarta-feira (14), à juíza substituta da Lava Jato, Gabriela Hardt. Os apoiadores do ex-presidente prometem manifestações de solidariedade em frente ao prédio da Justiça.

Injusto
Se depender da opinião da população, vai para as cucuias o reajuste de mais de 16% nos vencimentos dos magistrados do STF, aprovado pelo Senado há duas semanas. De acordo com uma pesquisa de opinião pública, 89,4% dos brasileiros acharam injusta a prebenda concedida aos juízes no apagar das luzes de final de legislatura.

Injusto II
Vale ressaltar que 25 dos nobres senadores que votaram a favor do projeto, colocado na pauta de surpresa pelo presidente Eunício Oliveira (MDB), não se reelegeram. Nada a ver com o catatau de capivaras que cada um tem nas hostes judiciais. Nada a ver mesmo!

Irregularidades
Um relatório do TSE apontou uma série de irregularidades e indícios de omissão de gastos eleitorais na prestação de contas da campanha do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), à Presidência da República. Segundo o Estadão, Bolsonaro ganhou 72 horas para complementar dados e documentação, além de apresentar esclarecimentos sobre as dúvidas levantadas.

Com Bolsonaro
O governador eleito do Paraná, Ratinho Junior, se encontra hoje (14) com o presidente eleito, Jair Bolsonaro. A reunião, a partir das 9h no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), em Brasília, terá participação ainda de 17 governadores eleitos ou reeleitos.

Com Moro
Aqui no Paraná, a governadora Cida Borghetti disse ontem (13), em suas redes sociais, que encontrou o juiz Sérgio Moro, futuro ministro da Justiça de Bolsonaro, na troca de comando da 5ª Divisão do Exército em Curitiba. “Tenho certeza que ele (Moro) cumprirá com maestria seu papel diante deste importante ministério para a nação brasileira. Moro é maringaense e sua indicação muito nos orgulha”, disse Cida.

Com Alvaro
O senador eleito Oriovisto Guimarães encontrou segunda (12), o senador Alvaro Dias, comm quem conversou sobre a atuação conjunta no Senado a partir fevereiro de 2019. “Este período que vai do resultado nas eleições até a posse lá no Senado, é de muito trabalho. Há muito o que se fazer”, disse.

Continua
O ex-governador Beto Richa continua na presidência do PSDB do Paraná. A decisão foi tomada segunda, em reunião do diretório estadual. Se afastaram da executiva tucana, fiéis escudeiros de Richa: Fernando Ghignone, Juraci Barbosa Sobrinho e Mounir Chaowiche. Os três serão substituídos por membros do próprio diretório.

Enquete
O deputado federal Fernando Francischini (PSL) assume como deputado estadual dia 1º de fevereiro de 2019, mas está empenhado na viabilização da candidatura à presidência da Assembleia Legislativa. No Facebook, segundo anota Fernando Tupan, vem questionando seguidores se deve disputar o cargo. Até ontem, 79 internautas responderam ao questionamento.

Para receber a coluna antecipadamente, entre em contato com o blog.