1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Contrariando Foz do Iguaçu, Câmara aprova nome de Jaime Lerner para nova ponte entre Brasil e Paraguai

Projeto muda o nome de Ponte da Integração Brasil-Paraguai para Jaime Lerner (Foto: Divulgação/DER)

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1984/21, do deputado Roman (Patriota-PR), que dá o nome de  Jaime Lerner à nova ponte de integração entre Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná, e Presidente Franco, no Paraguai. A obra ainda está em construção. O projeto segue para o Senado.

A aprovação da mudança de nome da Ponte da Integração ganhou repulsa da comunidade de Foz do Iguaçu. A Câmara de Vereadores aprovou uma Moção pedindo a retirada do projeto da pauta da Câmara, o que acabou não acontecendo.

A Associação Comercial e Empresarial (Acifi) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codefoz) divulgaram uma nota de repúdio contra a proposta de Roman, por ter sido apresentada sem uma discussão com a sociedade.

AQUI para relembrar a polêmica

O deputado disse que apresentou a proposição a pedido da comunidade judaíca do Paraná. De acordo com ele, Lerner é foi um arquiteto, urbanista, prefeito de Curitiba por três vezes e governador do Paraná por duas vezes e morreu em maio deste ano.

“Ele tinha como lema integrar os povos pelas suas obras. A ponte vai unir duas nações”, apontou Roman. “Os gênios começam a viver no coração das pessoas depois de sua partida. Jaime Lerner aceitava os diferentes. Figura bondosa e divertida que conquistava as pessoas. Sua obra e seu pensamento são marcas vivas que continuarão por muito tempo”, disse Roman.

Apesar do curriculo, Jaime Lerner é reconhecido como estado como o governador que implantou o pedágio mais caro do país nas rodovias do Estado, cujos contratos vencem em novembro deste ano.

Nas eleições de 2018, Roman recebeu mais de três mil votos em Foz do Iguaçu, se elegendo suplente de deputado federal. O parlamentar tem domicílio eleitoral em Cascavel.

A Ponte da Integração está sendo construída com recursos da margem brasileira da Itaipu Binacional.

Continue lendo na Agência Câmara de Notícias