1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Covid-19 em Foz: COMUS concederá Moção de Aplausos à Secretaria de Saúde pela campanha de vacinação contra a Covid

Homenagem será entregue no dia 08 de julho, às 9 horas, no plenário do Conselho

O Conselho Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu (COMUS) aprovou uma moção de aplauso em respeito aos relevantes serviços prestados pela Secretaria Municipal da Saúde, através das equipes da Vigilância em Saúde, na condução da campanha de vacinação contra a Covid-19. A homenagem será entregue no dia 08 de julho, às 9 horas, no plenário da Conselho.

A moção de aplauso foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros em reunião ordinária no dia 17 de junho. “O Comus julgou merecida a moção, que reconhece e homenageia a Secretaria de Saúde e os servidores pela excelência nos trabalhos de vacinação contra a Covid, com ênfase na transparência, organização e eficiência de todo o processo”, afirmou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, André Di Buriasco.

A campanha de vacinação contra a Covid teve início no dia 20 de janeiro em Foz do Iguaçu. Até ontem, 22 de junho, 128.411 doses foram aplicadas em grupos prioritários e na população em geral acima de 45 anos. De acordo com o painel da vacinação, 101.148 pessoas já receberam a primeira dose da vacina, o que corresponde a 51% da população adulta do município. Deste total, 27.263 pessoas completaram a imunização com a segunda dose.

“Esse reconhecimento é resultado do trabalho de todas as equipes da Vigilância e da Atenção primária, equipes unidas e comprometidas, que não medem esforços e têm se dedicado incansavelmente as ações de enfrentamento à pandemia”, disse a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

A diretora de Vigilância em Saúde, Rose Meri da Rosa, agradeceu o apoio do Conselho e o trabalho incansável de todas as equipes. “Ficamos muito felizes com a aprovação dessa moção de aplausos. Agradecemos a atenção e o apoio que o COMUS tem dado à Vigilância e o espaço cedido para que possamos apresentar nossas ações e estratégias”, afirmou. “Essa homenagem é o combustível que as equipes precisam para manter a luta e essa união no enfrentamento à Covid”, completou.

Transparência

A transparência citada pelo COMUS também foi reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR), que deu nota máxima ao município no processo da vacinação. Os resultados da pesquisa do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) mostram que Foz está entre as 36 cidades paranaenses com 100% de transparência na campanha.

Os resultados devem-se, também, a criação de um portal da vacinação (http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br), com todas as informações disponíveis, agendamento para vacinas e o vacinômetro, com as doses recebidas e aplicadas. Todas as informações são atualizadas diariamente, o que garante a transparência, o acesso à informação e melhor controle pelos agentes de saúde.