1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

“Dança das cadeiras” tumultua trabalhos na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu. Veja quem volta e quem sai

Vereadores Edílio Dall’Agnoll e Darci Siqueira, que tiveram mandatos cassados em 2017, reassumiram nesta quinta (8)

Assim que os vereadores que estavam afastados tomarem posse na Câmara de Foz do Iguaçu, o presidente Beni Rodrigues irá convocar uma reunião de emergência com todos os legisladores.

A intenção é definir quem serão os novos integrantes e cargos nas comissões são responsáveis pelos pareceres das matérias em trâmite na Casa de Leis. Edílio Dall’Agnol e Darci Siqueira (Darci DRM) serão reconduzidos aos cargos nesta quinta-feira, 8. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

A dança das cadeiras na Câmara de Foz do Iguaçu, provocada por determinação judicial, vai mudar as composições das seis comissões permanentes da Casa de Leis. Os parlamentares que estão de saída ocupam cargos de presidente, vice-presidente, membros e suplentes (ver box). A substituição rápida dos mesmos é para não prejudicar os trabalhos do legislativo, informou Beni.

“A gente está programando uma reunião imediatamente após a saída, para providenciar as comissões”, informou o presidente da Câmara. “O que podemos fazer até o final de semana para que não venham a interferir nos trabalhos”, reforçou Beni Rodrigues. Os vereadores que estão de saída – Anderson Andrade, Marcelinho Moura e Adenildo Rodrigues, o Kako, desempenham 12 funções nos grupos de trabalho.

Contexto
A mudança nos quadros da legislatura atual da Câmara de Vereadores começou na última semana, com o retorno de Anice Gazzaoui as funções na Casa de Leis, em substituição à Marcelinho Moura. Para esta quinta-feira (8), também por determinação judicial, serão reconduzidos Edílio Dall’Agnol e Darci DRM.

Beni Rodrigues programou o ato administrativo de recondução para às 8h, no gabinete da Presidência. Na sequencia, a partir das 9h, os vereadores poderão ocupar os gabinetes e participar normalmente da segunda sessão ordinária de agosto. Com o retorno de Edílio e Darci DRM, os suplentes Anderson Andrade e Kako deixam as funções.

Expectativa
As reconduções dos três vereadores, abre um precedente para o retorno de Luiz Queiroga e Rudinei de Moura. Os cinco se reelegeram no pleito de outubro de 2016, mas acabaram presos, em dezembro do mesmo ano, durante as investigações da Operação Pecúlio da Polícia Federal.

Os vereadores permaneceram em média dois meses presos, período em que assinaram os termos de posse no legislativo. Em julho de 2017, no entanto, todos tiveram o mandato cassado com a aprovação do relatório de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

A votação ocorreu 9 dias após o prazo previsto, deixando uma brecha para os retornos. E foi com este argumento que o Tribunal de Justiça anulou a sessão e determinou o retorno dos três primeiros às funções na Câmara de Foz do Iguaçu.

Cargos que ficarão abertos
nas comissões permanentes

Com as saídas de Anderson Andrade, Kako e Marcelinho Moura, todas as seis comissões permanentes da Câmara mudanças de membros. Abaixo os cargos ocupados por eles e que terão que ser preenchidos:

Comissão Mista
Anderson Andrade – membro
Kako – membro
Marcelinho Moura – membro

Comissão de Legislação, Justiça e Redação
Anderson Andrade – vice-presidente
Marcelinho Moura – membro

Comissão de Economia, Finanças e Orçamento
Anderson Andrade – presidente
Kako – suplente

Comissão de Obras, Urbanismo, Serviços Públicos, Ecologia e Meio Ambiente
Kako – membro
Marcelinho Moura – suplente

Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Saúde, Assistência Social e Defesa do Cidadão
Anderson Andrade – presidente
Kako – membro

Comissão de Turismo, Indústria, Comércio, Assuntos Fronteiriços e Segurança Pública
Marcelinho Moura – vice-presidente