1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Deputado vai de bicicleta para a posse na Assembleia Legislativa do Paraná

O deputado Jorge Brand (PDT), conhecido como Goura Nataraj, chegou de bicicleta para a solenidade de posse na Assembleia Legislativa do Paraná.

Goura é cicloativista, professor de ioga, filósofo e ex-vereador. Foi o único vereador a se eleger como deputado estadual em Curitiba, nas últimas eleições. As informações são do Diário do Centro do Mundo.

Além da mobilidade urbana, Goura também é defensor do meio ambiente, agricultura urbana, alimentação consciente, parto humanizado, cultura da paz, direitos humanos, valorização dos serviços, dos servidores públicos e da redução de resíduos.

Segundo apurou o jornalista Eduardo Matysiak, Jorge Brand nasceu em 1979 em Curitiba. Recebeu o nome Goura Nataraj em um batismo Hare Krishna quando tinha 18 anos e foi à Índia.

Passou a adolescência imerso na contracultura – além da filosofia vaishnava, Goura fez parte do movimento straight edge e de bandas de hard core, como The Family e Adjustment.

No terceiro ano do ensino fundamental, faltava aula para prestar serviço devocional no templo no bairro do Cabral.

Graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná e estudou Arthur Schopenhauer em mestrado pela mesma instituição.

Aos 24 anos, entrou para o coletivo Interlux, formado por jovens artistas como Rimon Guimarães, André Mendes e Celestino Dimas, entre outros.

Na mesma época, voltou de sua segunda temporada na Índia e começou a dar aula de hatha yoga.

É conhecido por pressionar autoridades por mais ciclovias.

Na Assembleia Legislativa do Paraná, terá mais oportunidade para colocar em prática seus projetos de vida sustentável, com mais bicicletas no lugar de carros.

Sua chegada de bicicleta à Assembleia, juntamente com alguns dos seus eleitores, chamou bastante a atenção na sexta-feira.

É um contraponto ao deputado que, em Goiás, tomou posse de chapéu e com a mulher no coloco, como se fosse propriedade sua.

Foto: Eduardo Matysiak