1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Dia de Nossa Senhora dos Navegantes será celebrado com procissão fluvial e missa em Foz

O dia de Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira dos pescadores, será celebrado com uma grande festa em Foz do Iguaçu. Organizada pelo Cataratas Iate Clube, em parceria com a Diocese local, a celebração ocorrerá no dia 5 de fevereiro (1° domingo do mês), e deve reunir fiéis de todas as paróquias e capelas da cidade e região.

Destaca o GDia que o evento terá início às 7h30 com a procissão de barcos, que deixará o clube em direção à Itaipu Binacional. Já nas dependências da hidrelétrica, os fiéis receberão a imagem da santa e retornarão ao clube pelas águas do Rio Paraná. No local os devotos poderão fazer suas homenagens com entrega de flores, orações, pedidos e agradecimentos. Às 10h está prevista uma missa campal.

Leia também

A festa tem como principal objetivo agradecer as proteções e pedir as bênçãos aos que se utilizam de embarcações seja para lazer, ou mesmo para fonte de renda. A “barcada” terá o apoio da Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), que acompanhará o trajeto a fim de evitar qualquer transtorno. O evento será aberto ao público.

Além de Foz, também haverá festa de Navegantes em Missal. A programação terá início às 9h30 com a procissão de barcos com a imagem sacra. Em seguida, às 10 horas, haverá celebração da missa na Gruta de Nossa Senhora dos Navegantes, no Terminal Turístico Vila Natal.

Ao meio dia será servido almoço com carne suína (porco a pururuca), bovina e de frango, além de saladas. As fichas podem ser adquiridas com membros dos Voluntários 100 e no Posto Sony, ao valor de R$ 40. Toda a renda será repassada ao Hospital do Câncer Uopeccan.

Devoção

Celebrada em todo o mês de fevereiro, a festa de Nossa Senhora dos Navegantes é uma das tradições religiosas mais conhecidas entre os lugares sagrados do Brasil. A data oficialmente dedicada à santa é o dia 2, mas as celebrações podem ocorrer em outros dias.

Tradicionalmente, a santa é considerada a protetora de todas as embarcações que navegam pelos lagos, rios e mares. A celebração no Brasil começou na cidade de Navegantes (SC), onde a atividade de pesca é bastante evidenciada. Aos poucos a festa se espalhou pelo Brasil e hoje é uma das principais celebrações do País.

A coroa de doze estrelas de Nossa Senhora dos Navegantes é uma referência à passagem de Apocalipse 12. As doze estrelas simbolizam os doze Apóstolos e significa que Maria sempre fala e age de acordo com a Doutrina dos Apóstolos. É também uma referência a outro título de Maria: a Estrela do Mar.