Eclipse Lunar Total será visto a olho nu no próximo domingo

O Planetário de San Luis detalharam os horários mais relevantes do fenômeno celeste que se posiciona entre os mais espetaculares de 2022 e que será visto a olho nu nos dias 15 e 16 de maio em toda a província de Missiones Argentina e também no Brasil e Paraguai.

Nas últimas horas de domingo, 15 de maio, até as primeiras horas de segunda-feira, 16 de maio, será observado a olho nu. É um momento espetacular quando a Lua entra no cone de sombra que nosso planeta Terra se projeta no espaço, parecendo matizada a superfície do satélite selenita, uma cor marcante entre laranja e avermelhado, informou LaVozdeCataratas

Veja também

Especialistas do Planetário de San Luis especificaram que é o segundo dos quatro eclipses do ano e ocorrerá porque o Sol, a Terra e a Lua estarão localizados nessa ordem formando uma linha reta no espaço para a qual , a Um lado do nosso planeta receberá a luz solar e o outro lado lançará um cone de sombra através do qual a Lua entrará.

Para desfrutar plenamente da observação do eclipse lunar que ao contrário dos eclipses solares, pode ser visto com tranquilidade a olho nu é extremamente importante levar em consideração os seguintes dados técnicos fornecidos pelo Planetário San Luis que expressam o processo completo do Eclipse Lunar.

  • Às 22h32, com a Lua a 61 graus, começará o eclipse penumbral.
  • Às 23h28 com a Lua a 73 graus, o eclipse parcial começará.
  • Às 00:29 horas com a Lua a 82 graus, o eclipse limiar ou totalidade começará.
  • Às 01h11 com a Lua a 79 graus, começará o eclipse máximo e o momento mais importante.
  • Às 01:54 horas com a Lua a 71 graus, o eclipse limiar ou a totalidade terminará.
  • Às 02:55 horas com a Lua a 58 graus, o eclipse parcial terminará.
  • Às 03:51 horas com a Lua a 46 graus, o eclipse penumbral terminará.

Os horários sugeridos para ver o evento serão a partir das 23h28, enquanto o momento mais importante e marcante de todos será às 1h11, quando a Lua estiver posicionada bem na parte central do cone da sombra terrestre.

Eclipse Lunar Total será visto a olho nu no próximo domingo