1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Energia fica mais cara para consumidores residenciais no Paraná a partir de amanhã

A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou nesta terça-feira (22/6) o resultado da Revisão Tarifária Periódica 2021 da Copel Distribuição S/A. A medida vai deixar a conta de luz mais cara para os paranaenses. Para consumidores residenciais o reajuste será de 8,97%. Já para baixa tensão o reajuste será de 10,04% e Alta tensão, ou seja, para o setor industrial, o aumento será de 9,57%.

Segundo a ANEEL, o conjunto de ações tomadas pela Agência são para mitigar as tarifas, entre elas a conta-covid e o reperfilamento do pagamento do financeiro da Rede Básica Sistema Existente (RBSE) das transmissoras, colaborou para amenizar os índices. Esse trabalho foi realizado com total transparência com os agentes e respeitando rigorosamente os compromissos previstos em contratos.

A Copel atende a 4,8 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 394 municípios do estado do Paraná. Os consumidores residenciais representam 81% dos clientes da Copel. O efeito médio foi impactado, especialmente, pelos custos com encargos setoriais e atividades relacionadas ao transporte e a distribuição de energia. Cabe destacar que o empréstimo da conta-covid proporciona amortecimento de – 3,14% no processo tarifário.

As informações são da Rádio Cultura