1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Enquanto registra aumento de novos casos, Foz do Iguaçu acumula vitórias contra a Covid-19

Nos últimos dias, as equipes multidisciplinares dos hospitais de Foz do Iguaçu tem comemorado com aplausos e emoção a alta de pacientes que venceram a luta contra a Covid-19, a infecção provocada pelo novo Coronavírus. Nesta quinta-feira (11) foi a vez do cascavelense Ricardo Corso, de 36 anos, viver a emoção. Na quarta-feira (10), a iguaçuense Hielen Duarte Ljuma, de 33 anos, receber os aplausos.

Enquanto registra o aumento de casos, Foz vai acumulando vitórias contra a doença, que matou 40 mil brasileiros desde o início da pandemia, em março. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a cidade registrou 70 novos casos nos últimos quatro boletins. De segunda a quinta-feira (08 a 11 de junho, respectivamente), houve  um salto de 163 para 233 infectados.

Hielen Duarte, de 33 anos, deixou a enfermaria da ala Covid do Hospital Municipal Padre Germano Lauck na tarde da quarta-feira, dia do aniversário de Foz do Iguaçu, após quase quatro dias de internamento. Ela é a 14ª paciente recuperada da infecção na unidade de saúde.
A paciente relatou que ao retornar de viagem ao estado do Pará, começou a apresentar sintomas como tosse seca, coriza e fadiga, sem a presença de febre. Acompanhada pela Telemedicina, que está interligada ao Plantão Coronavírus, foi orientada a procurar a Triagem Covid-19, onde informou que teve contato, durante a viagem, com um caso confirmado da doença.

Caso importado

Contaminada através de um caso classificado como transmissão importada, Hielen foi acompanhada pela equipe de profissionais da ala especial, com uma salva de palmas, tradicional homenagem dedicada aos pacientes recuperados da Covid-19. Com bom humor, relatou o tratamento recebido.

“Fui muito bem atendida e cuidada desde o início, quando fiz o contato telefônico, e recebo esta alta como uma vitória”, disse ela. Que completou: “Estou muito feliz e quero me cuidar cada vez mais”. Ela continua sendo acompanhada pela equipe médica, por meio do sistema de telemedicina.

Agradecimento

Este foi o sentimento que o cascavelense Ricardo Corso, 33 anos, fez questão de expressar ao receber alta do Hospital Municipal, após três dias internados. Ele procurou a Upa de Cascavel há 14 dias, quando começaram os sintomas, realizou o teste para a Covid-19 no dia 1º de junho, e com o resultado positivo, foi orientado a permanecer em isolamento domiciliar.

Ronildo Pimentel
GDia