1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Evandro Roman enaltece força do agronegócio em palestra na Areac

O deputado federal Evandro Roman proferiu palestra a um grupo de engenheiros agrônomos e representantes das empresas de projetos e assistência técnica rural de todo o Brasil. Foi em Cascavel, sexta-feira (23), durante evento de âmbito nacional: o 1º Encontro Brasileiro das Empresas de Projetos e Assistência Técnica Rural, realizado durante dois dias, na sede da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel).

Roman falou sobre o trabalho desenvolvido frente à FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), da qual é membro titular. Entre as ações que parlamentar destacou, está a questão dos novos cultivares, assunto do qual conhece bem: ele é presidente da Frente Parlamentar específica que discutiu esse assunto. Outro tema foi a questão da sanidade agropecuária e a luta pela erradicação da Febre Aftosa no Paraná. “O agronegócio é responsável por 30% do PIB do País, e por isso precisa ser prioridade nas políticas públicas do governo”, destacou.

De acordo com o presidente da Areac, engenheiro agrônomo Francisco Justo Junior, as explanações de Roman contribuíram para clarear o cenário em nível nacional e mostrar que o Brasil se depara com uma série de desafios. “O agronegócio, como sempre, surge como um elemento virtuoso que manterá o equilíbrio da balança comercial e contribuir para o desenvolvimento econômico do País”, destacou.

Segundo Roman, todavia, o setor precisa estar atento, sempre, aos movimentos oscilantes do mercado, ao comportamento de parceiros comerciais como Estados Unidos e China, questões domésticas, como o risco de novos episódios que enfraquecem o País, como o escândalo da Carne Fraca, questão indígena, segurança jurídica e outras. Roman disse também ser favorável à ampliação de financiamentos ao produtor, renegociação de dívidas e outros instrumentos que fortaleçam a atividade primária.

Foto: Vandré Dubiela/V10