1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Fórum Eleitoral inicia carregamento de dados e lacração das urnas em Foz

A Justiça Eleitoral de Foz do Iguaçu começa às 8h desta quinta-feira (22) o processo de carregamento de dados e lacração das urnas que serão utilizadas no primeiro turno das eleições gerais no próximo dia 2 de outubro. Ao todo, serão preparados 587 equipamentos para atender os mais de 196 mil eleitores do município. No Paraná, mais de 25,8 mil serão carregadas com os dados, testadas e lacradas.

Destaca o GDia que o trabalho será coordenado pelo juiz Ariel Nicolai Cesa Dias, titular da 147ª Zona Eleitoral, no Fórum Eleitoral de Foz do Iguaçu (Avenida Costa e Silva, 1599, região central). Para a cerimônia foram convidados Fernando de Paula Xavier Junior, do Ministério Público Eleitoral, e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e partidos políticos.

Veja também

Na geração das mídias relativas as eleições, serão carregados nas urnas cartões de memória de carga, cartões de memória de votação, mídias com aplicativos de urna e de gravação de resultado e, se for o caso, mesas receptoras de justificativas. O procedimento está previsto no artigo 80, § 5º e 82, da Resolução – TSE nº 23.669/2021.

Os procedimentos, segundo a Justiça Eleitoral, serão executados pelos servidores Helen Dias Friedrich, Chefe de Cartório Eleitoral, Jacira de Araujo Campos Chagas, Analista Judiciário, Tatiana Kolly Wasilewski Rodrigues, Técnico Judiciário, pelos Auxiliares da Justiça Eleitoral, Luiz Henrique Mrozinski de Godoy, Ritha Abboud Geara Abboud e os Auxiliares Administrativos: Gabriel Júlio Alexandre, Yago Rogalski Stradolini e Hugo Denilson Palazzo Delai.

Panorama

Foz do Iguaçu tem duas zonas eleitorais. A 46ª tem 314 seções (urnas) distribuídas em 38 diferentes endereços e a 147ª, com 273 seções distribuídas em 25 locais de votação. A zona eleitoral abrange ainda os eleitores de Santa Terezinha de Itaipu. O município contará com 53 seções (urnas) distribuídas em cinco locais de votação.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) iniciou sábado (17) o trabalho com urnas. Até o dia 26 serão preparadas 25,8 mil urnas. Os equipamentos, após carregados com os dados, passarão por testes antes da lacração. Na véspera das eleições, serão distribuídas em 4,7 mil locais de votação nos 399 municípios do Estado.

Transparência

Os trabalhos serão desenvolvidos, sempre em horário comercial, até às 19h do sábado (24) e poderão ser acompanhados pela população e profissionais da imprensa. “O procedimento corresponde à inserção, em cada uma das urnas que serão utilizadas no dia da votação, de informações oficiais referentes aos dados dos candidatos e eleitores”, afirma o advogado e consultor legislativo Gilmar Cardoso.

As mídias são utilizadas para a carga da urna, para votação, para ativação de aplicativos da urna e gravação do resultado. “A intenção é assegurar a todos os eleitores a garantia do sigilo, segurança e confiabilidade no sistema eleitoral, tão frequentemente atingido por fake news e notícias que não guardam relação com a realidade”, frisou o advogado.