1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Foz do Iguaçu participa da 27° Cúpula de Mercocidades em Montevidéu

Mais de 50 lideranças de governos locais sul-americanos estão reunidas para debater o tema “Cidades amigas, cidades mais verdes”

A Prefeitura de Foz do Iguaçu participa da 27ª Cúpula de Redes Mercocidades em Montevidéu, no Uruguai, que acontece entre terça-feira (29) e quinta-feira (01). O evento reúne lideranças de governos da América Latina para debater iniciativas voltadas à sustentabilidade, cuidados e inovações nas cidades.

A Rede Mercocidades é uma organização de cooperação horizontal entre municípios dos países membros do Mercosul, que visa construir uma integração regional respeitosa e uma cidadania participativa e sem fronteiras. O grupo integra 364 cidades de 10 países do continente.

Veja também

Foz do Iguaçu faz parte da rede desde 2001. O Município tem buscado estabelecer diálogos e parcerias que potencializem a integração e as relações de fraternidade com as demais cidades, criando políticas públicas conjuntas para estimular a troca de experiências.

Jihad ressaltou a importância de Foz do Iguaçu trabalhar em redes de cooperação. “O município vem ampliando sua participação em Redes de Cidades e Redes de Cooperação, pois entende a importância da crescente autonomia de atuação subnacional dos municípios e a importância de trabalhar em redes de cooperação, potencializando as boas práticas que colaborem em novos laços de integração regional e contribuam para a internacionalização da cidade”.

Agenda

No primeiro dia do evento, Foz do Iguaçu, que faz parte da subcoordenadoria da Unidade Temática de Integração Fronteiriça, apresentou os avanços realizados na região trinacional como a realização de encontros trinacionais para debater com os gestores públicos as boas práticas, os desafios e propostas conjuntas para a formação de uma governança fronteiriça nos temas de maior interesse, estimulando o diálogo e a troca de experiência. O Município é representado no evento pelo diretor de Assuntos Internacionais, Jihad Abu Ali.

No dia 30, participou da Unidade Temática de Direitos Humanos e Migrações para debater os avanços dos governos locais sobre políticas e atividades voltadas às migrações e refugiados. Em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, foram apresentadas as políticas públicas desenvolvidas em Foz como a Criação do Comitê Municipal de Atenção aos Migrantes, Refugiados e Apátridas e a Cartilha para Migrantes e Refugiados, como também o Protocolo do Migrante, que estabelece o fluxo de atendimento aos migrantes em Foz do Iguaçu.

À noite, durante o Espetáculo Musical oferecido aos convidados da Cúpula, o diretor de Assuntos Internacionais entregou a prefeita de Montevidéu, Caroline Cosse, que assumiu a presidência da rede para o ano de 2023, o livro “A Fantástica História de Foz do Iguaçu” com os cumprimentos do prefeito Chico Brasileiro. Também a convidou para conhecer Foz, já que a partir do dia 20 de dezembro haverá um voo direto entre a cidade e Montevidéu.