Foz do Iguaçu sedia nesta semana o Exercício no Terreno de Operações Táticas, uma realização do Exército Brasileiro, por intermédio da Escola de Comando e Estado -Maior do Exército (ECEME). Inserido em ampla programação de atividades táticas realizadas em Cascavel, na semana passada, o Exercício acontece até quinta-feira (12) e tem objetivo de trazer a atenção dos 155 oficiais superiores brasileiros, alunos de mestrado e doutorado da ECEME, para as particularidades da tríplice fronteira.
“Os futuros comandantes do Exército nas fronteiras brasileiras estão neste evento”, ressalta o Chefe da Seção de Emprego da Força Terrestre da ECEME, Coronel Pedro Winkelmann Santana de Araújo. Além dos alunos da Escola, a iniciativa reúne 12 oficiais de nações amigas, professores e alunos civis do Programa de Pós-graduação em Ciências Militares do Instituto Meira Mattos (IMM) e da Pós-Graduação em Gestão, Estratégia e Planejamento em Fronteiras, do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF).
O primeiro dia de atividades em Foz do Iguaçu reuniu em dois painéis representantes das principais forças de segurança brasileiras locais, entre eles o comandante do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizada, coronel Marcelo Pontes, e o Delegado da Receita Federal (RF), Paulo Sérgio Cordeiro Bini. O presidente do IDESF, Luciano Barros, também participou proferindo a palestra ‘Impactos econômicos relacionados as operações na faixa de fronteira’, tendo as questões humanitárias como pano de fundo.
AI Idesf