1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Foz do Iguaçu sedia oficinas do Programa Cidades Sustentáveis

O encontro tem como objetivo alinhar ações para o desenvolvimento de estudos e programas relacionados à disseminação de boas práticas das secretarias municipais

Representantes da Prefeitura de Foz do Iguaçu participaram nesta segunda-feira (12) de um encontro do Programa Cidades Sustentáveis, iniciativa que atua junto aos governos locais para a implementação de políticas públicas que contribuam para o enfrentamento da desigualdade social e para a construção de cidades mais justas e sustentáveis.

O encontro acontece no auditório do Centro de Educação Ambiental do Iguaçu, o CEAI, e segue até às 18h. O objetivo do evento é compartilhar e debater ações voltadas ao desenvolvimento sustentável, além da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que envolve os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Veja também

A coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart, comentou que o sistema da iniciativa pode ser uma ferramenta de contribuição para Foz. “Esses temas vão além da questão ambiental, envolvem também questões sociais e econômicas. A plataforma do Programa Cidades Sustentáveis foi ampliada nos últimos anos, e hoje se tornou uma ferramenta estratégica que pode ser utilizada pelos municípios”, destacou.

Claudia Rita Aparecida Cossa representou a Secretaria Municipal da Transparência e Governança no evento. Ela reforçou que, desde junho deste ano, a Prefeitura adotou a agenda do Programa Cidades Sustentáveis, garantindo bons avanços ao município.

“Abrimos a nossa porta, elevamos o município de Foz do Iguaçu quando o assunto é sustentabilidade. Implantamos nas secretarias municipais as boas práticas previstas no programa e, agora, temos a oportunidade de trocar experiências com outros municípios e mostrar nossos resultados e futuras ações”.

Entre os desafios e soluções apresentados durante o encontro, estão: A importância dos governos locais, espaços público e democrático, alinhamento com a gestão e as prioridades de governo como boas práticas das prefeituras signatárias, Prêmio Cidade Sustentável e boas práticas pelo mundo.

Gestão Pública Sustentável

No encontro, também foi apresentado aos participantes a GPS – Gestão Pública Sustentável, guia para a elaboração do Plano de Metas, um instrumento de planejamento e gestão que auxilia as prefeituras a definirem as prioridades e ações estratégicas do governo ao longo dos quatro anos de mandato. Considerando como critérios básicos a promoção do desenvolvimento sustentável, a inclusão social, o respeito aos direitos humanos, a igualdade de gênero e o respeito ao meio ambiente.

Plataforma

Foi apresentada, ainda, a plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, que oferece conteúdos, ferramentas e metodologias de apoio à gestão e ao planejamento municipal, como sistema de monitoramento de indicadores, banco de boas práticas em políticas públicas, orientações para a construção do Plano Urbano Integrado, Sistema de Informações Geográficas (SIG), guias, ublicações, informações e notícias sobre sustentabilidade urbana e políticas públicas.