Governo do Paraná garante apoio às obras de urbanização do Bubas

Reunião no Palácio Iguaçu, em Curitiba, definiu a participação do Governo nas obras de infraestrutura em área ocupada por 1,8 mil famílias no Porto Meira

O governador Ratinho Junior garantiu, nesta terça-feira (26), ao prefeito Chico Brasileiro a participação do Estado nas obras de urbanização do Bubas, a maior ocupação urbana do Paraná localizada no Porto Meira em Foz do Iguaçu.

“O governador pediu a todos os órgãos do Estado envolvidos nestas ações, em conjunto com a prefeitura, que atuem no sentido de viabilizar os investimentos do Bubas”, disse Chico Brasileiro, após reunião com o governador no Palácio Iguaçu.

Veja também

Do encontro participaram ainda os presidentes Daniel Pimentel Slaviero (Copel) e Cláudio Stabile (Sanepar); o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; e o secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e Obras, Augustinho Zucchi. A primeira ação do Estado será a implantação das redes de energia elétrica, de água e esgoto.

Obras

De acordo com o relato do governador ao prefeito, a Copel e a Sanepar estão acionadas para entrar com as redes de água, esgoto e energia. O Estado também vai apoiar a prefeitura nas obras de infraestrutura necessárias.

Segundo o governador, o mais importante é que estamos resolvendo um problema social. “Com os imóveis regularizados, os moradores poderão ter acesso aos programas para construir, reformar ou ampliar as suas moradias. Quando a pessoa adquire o direito de ter esse patrimônio, estabelece de vez a sua vida, a criação dos seus filhos, e assim por diante”, disse.

As ações do Estado e Município, segundo Chico Brasileiro, foram autorizadas por decisão judicial, e agora o local pode receber as benfeitorias e os serviços públicos necessários. A prefeitura, junto com os órgãos estaduais e o apoio das universidades, vão fazer o projeto de reurbanização da área. “A regularização, obras de drenagem, esgoto, abastecimento de água e rede elétrica adequada, vão trazer dignidade às famílias que moram no Bubas”.

Governo do Paraná garante apoio às obras de urbanização do Bubas

“Resolvemos a primeira parte, que é a autorização para que a prefeitura e o Estado pudessem agir de forma a melhorar essa infraestrutura. O governador garantiu o apoio do Estado. Agora vamos formatar e executar um bom projeto de reorganização dessa área”, completou Brasileiro.

Vitória

Roseli Santos, líder comunitária, disse que os moradores do Bubas estão esperando há mais de 10 anos uma solução para a regularização da área. “A última reunião foi muito importante. É uma realidade que esperamos há de 10 anos. Estamos muitos gratos ao prefeito, às autoridades e pedimos que nos ajudem, ajudem aqueles que precisam de uma moradia digna”, disse.

Defensoria Pública do Paraná em Foz vem mediando o conflito entre os moradores da Ocupação Bubas

“Foi uma grande importância ter vencido essa batalha depois de tantos anos de sofrimento, dor, tristeza alagamentos, como vinha acontecendo. Foi uma grande vitória e acredito que as famílias também estão muito felizes”, disse a líder comunitária, Maria Lúcia.

Grupo de trabalho

A área de 40 hectares, conhecida como Bubas, foi ocupada há mais de 10 anos na região do Porto Meira. Hoje se estima que vivam no local 1,8 mil famílias. A prefeitura fará o mapeamento da área e o recadastramento dos moradores para atualização de dados, como o número de famílias e de casas no local.

O prefeito formou um grupo de trabalho com representantes da Fozhabita, secretarias (Assistência Social, Obras, Planejamento, Meio Ambiente), Procuradoria Geral, líderes comunitários e Unila (Universidade Federal da Integração Latino Americana) para atuar no planejamento das obras