CabezaNews
  • Política
  • Foz do Iguaçu
  • Brasil
  • Turismo
    • Na Estrada
  • Contato
  • Expediente
  • Quem faz

Siga

Instagram

Instagram did not return a 200.
CabezaNews
  • Política
  • Foz do Iguaçu
  • Brasil
  • Turismo
    • Na Estrada
  • Contato
  • Expediente
  • Quem faz

Destaques, Geral, Paraná,

Governo do Estado e Tribunal de Contas ampliam parceria para orientar cidadãos

por  Ronildo Pimentel13/01/2021Sem comentários
3
Shares
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter
Ratinho Junior e Fabio Camargo
Foto: Jonathan Campos / AEN

Poder Executivo doará um ônibus que será utilizado no projeto Tribunal Itinerante. Ideia é fortalecer combate ao mau uso do dinheiro público e caminhos para os cidadãos acessarem seus direitos.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou formalmente a doação de um ônibus para o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O veículo será utilizado para a implementação do Tribunal Itinerante, projeto idealizado pelo novo presidente da Corte, Fabio Camargo, para aproximar o trabalho de fiscalização ao dia a dia dos cidadãos paranaenses. A personalização ficará a cargo do TCE-PR.

O acordo foi firmado nesta segunda-feira (11) no Palácio Iguaçu, em Curitiba. No encontro, o conselheiro entregou ao governador o convite para participar da sua posse, no próximo dia 27. Na mesma cerimônia, Ivan Bonilha e Fernando Guimarães serão empossados como vice-presidente e corregedor-geral, respectivamente.

A ideia do Tribunal Itinerante é levar os gestores e conselheiros do TCE-PR para os 399 municípios paranaenses. Eles auxiliarão os cidadãos a acionar a Corte de Contas na defesa de seus direitos e no combate ao mau uso do dinheiro público. As prefeituras serão parcerias do projeto.

As viagens devem começar no segundo semestre, a depender do cenário de imunização e da pandemia do novo coronavírus. A ideia é percorrer cerca de cinco municípios por dia. O presidente do TCE-PR estará pessoalmente em algumas das atividades.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, elogiou a iniciativa do TCE e lembrou que Paraná tem projeto similar, o CGE Itinerante, que escuta o cidadão no local de atendimento por serviços do Estado.

“Estamos caminhando na mesma direção, na busca por um Estado mais ético e íntegro”, afirmou Siqueira. “O cidadão tem que ser parceiro na construção de um Estado mais moderno. Estamos remando para o mesmo destino, a eficiência da administração pública”.

Coronavírus

No encontro com o governador, Camargo também reforçou que o TCE-PR continuará atuando em todas as questões que envolvam a pandemia, como a fiscalização da aquisição de insumos, a contratação de pessoal e outras ações que estejam relacionadas com combate à Covid-19.

“O Tribunal de Contas será um parceiro do Governo e das prefeituras no principal objetivo deste ano, que é controlar a pandemia a partir da vacinação da população, com a retomada plena da economia e o retorno à normalidade da vida dos paranaenses”, disse o novo presidente TCE.

Apoio da CGE

No Governo do Estado, o trabalho de transparência e combate à corrupção está a cargo da Controladoria-Geral do Estado (CGE), órgão que atua para auxiliar os demais gestores estaduais na tomada de decisões. Em 2020, por exemplo, o cruzamento de dados do sistema integrado da CGE possibilitou economia de R$ 32 milhões em compras, após análise de R$ 370 milhões em contratações emergenciais com dispensa de licitação por causa da emergência em saúde pública.

Outro trabalho executado em parceria em 2020 foi o cruzamento de dados de servidores que receberam indevidamente o auxílio emergencial do governo federal. Os órgãos também são parceiros no Harpia, projeto inovador do Governo do Estado no combate à corrupção, com blockchain e protocolos de segurança marcando todo o processo de contratação de serviços ou aquisição de bens. Ele será implementado neste ano.

“A orientação do governador é ter harmonia entre o órgão de controle interno, a CGE, e os de controle externo, como o TCE e o Ministério Público. Isso gera bons frutos para a sociedade”, disse o controlador-geral Raul Siqueira. “Além disso, o Tribunal de Contas tem uma série de normativas e decisões que amparam revisões nas nossas metodologias. É o mapa de ouro para integridade e gestão pública”.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts relacionados

coronavac1
Coronavírus em Foz do Iguaçu, Destaques, Saúde,

Regional de Foz do Iguaçu vai receber 9 mil doses da Coronavac, vacina aprovada domingo (17) pela Anvisa

por  Ronildo Pimentel17/01/2021Sem comentários
Hotel Lamarque
Destaques, Foz do Iguaçu, Turismo,

Resgate histórico: Conheça o Hotel Lamarque, referência em hospedagem na Foz do Iguaçu dos anos 1950

por  Ronildo Pimentel17/01/2021Sem comentários
DETRAN (Foto Geraldo Bubniak AEN)
Destaques, Paraná, Política,

Governo do Estado congela taxas do Detran-PR pelo segundo ano consecutivo

por  Ronildo Pimentel17/01/2021Sem comentários
colegio militar
Destaques, Educação, Paraná,

Governador sanciona lei que altera regras das escolas cívico-militares

por  Ronildo Pimentel17/01/2021Sem comentários

Siga o Cabeza

Siga no Instagram

roni.news

Saudades daquela costelinha de pacu com caipirinha Saudades daquela costelinha de pacu com caipirinha .. acaba logo pandemia!
As canecas CabezaNEWS chegaram .. As canecas CabezaNEWS chegaram ..
Geleia de goiaba silvestre pronta. #DeliciasdaRoç Geleia de goiaba silvestre pronta. #DeliciasdaRoça
Nas estradas do Mato Grosso do Sul Nas estradas do Mato Grosso do Sul
Uma das principais unidades de conservação natur Uma das principais unidades de conservação natural do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu que abriga as Cataratas do Iguaçu, na fronteira com a Argentina, completa 82 anos de criação neste domingo, 10 de janeiro.

#PatrimôniodaHumanidade
Hoje bem light Hoje bem light
Siga no Instagram
  • Contato
  • Expediente
  • Política de privacidade

© CabezaNews é editado pelo jornalista Ronildo Pimentel | Site desenvolvido por Agência Poolbliq