1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Hemonúcleo de Foz do Iguaçu comemora Dia do Doador de Sangue

Celebração será nesta segunda, 25, a partir das 8h, no Banco de Sangue ao lado do Hospital Costa Cavalcanti

O Dia do Doador Voluntário de Sangue é comemorado na próxima segunda-feira (dia 25), e o Hemonúcleo de Foz do Iguaçu vai festejar com os doadores a partir das 8h prestando uma homenagem a tantas pessoas praticamente anônimas, mas que salvam vidas diariamente.

Em um clima diferente, a valorização e o reconhecimento foram as formas escolhidas para agradecer aos doadores pela ajuda e contribuição. “Teremos uma decoração exclusiva para esta data, lanches especiais e brindes, além da costumeira recepção calorosa. Esperamos reforçar nossa mensagem para que o doador inclua esse gesto de amor na sua rotina”, frisou Lidiane Melo Silva, enfermeira do Hemonúcleo.

Até o dia 20 de novembro deste ano, 11.547 pessoas entre 18 e 69 anos de idade efetuaram doações de sangue em Foz do Iguaçu. “Vamos aproveitar esse período para agradecer a todos que até hoje nos ajudaram a salvar vidas e sensibilizar para a importância de doar sangue no mínimo uma vez ao ano”, afirmou a enfermeira.

Segundo ela, o aumento dos chamados “doadores fidelizados” representa maior segurança, manutenção de estoque estável e tranquilidade para as famílias de pacientes que necessitam de sangue, complementou Lidiane.

É rápido, fácil e não dói!

Ao contrário do que muitos pensam, o ato de doar sangue é mais rápido do que se imagina — cinco a sete minutos —, é tranquilo, não emagrece e mesmo o tamanho da agulha sendo intimidante, o procedimento é praticamente indolor. O homem pode realizar a doação até quatro vezes por ano, com espaços de dois meses entre uma doação e outra, e a mulher, até três vezes, com intervalo de 90 dias.

Ter mais de 18 anos, estar descansado e em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, estar bem alimentado e ter em mãos um documento oficial com foto, são algumas das regrinhas solicitadas pelos Bancos de Sangue.

Serviço – O Hemonúcleo atende de 2ª a 6ª-feira, das 8h ao meio dia, e das 13 às 17 horas e aos sábados das 7h30 ao meio-dia. Fica localizado ao lado do Hospital Costa Cavalcanti, na Av. Gramado, 364. Mais informações pelo telefone 3576.8020 ou pelo e-mail: hemonucleofoz@hmcc.com.br