1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Hospital de Foz do Iguaçu identifica profissional que espalhou fake news sobre coronavírus

A direção do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, de Foz do Iguaçu, já identificou a autora de um vídeo com informações falsas (fake news) sobre a confirmação de paciente com coronavírus (Covid-19) no local.

Na peça, que viralizou nas redes sociais, ela se identifica como “Cristiane” e instrumentadora, anuncia o fechamento do PS (Pronto Socorro) e outras alas do hospital e encerra afirmando se tratar de caso verídico.

Foz do Iguaçu registrou nesta quarta-feira (18) o primeiro caso confirmado da doença, mas que não passou pelo Hospital Municipal.

Qualquer dúvida sobre sintomas ou como agir em situações suspeitas poderá ser esclarecida nos telefones do Plantão Coronavírus de Foz do Iguaçu: (45) 99997-5111, 99997-5150 e 99997-5251.

Abaixo nota do hospital.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Hospital Municipal Padre Germano Lauck (HMPGL), por meio da Assessoria de Comunicação, mediante ao vídeo que irresponsavelmente, tem sido veiculado por meio de grupos de whatsapp esclarece que:

  • a profissional em questão é instrumentadora terceirizada de um profissional do Corpo Clínico, portanto, não é colaboradora do Hospital Municipal Padre Germani Lauck
  • a direção irá tomar todas as medidas cabíveis quanto a veiculação desse vídeo nos mais diversos grupos e imprensa.
  • um outro áudio, de um profissional da saúde , também está sendo circulado, afirmando a existência de paciente confirmado com coronavírus .

Notícias falsas compartilhadas pelas redes sociais ou grupos de whatsapp podem prejudicar a batalha contra o novo coronavírus.

Cabe a cada um de nós e especialmente dos profissionais da Saúde , exercer a própria responsabilidade de não propagar noticia sem fonte oficial e, no caso dos boatos, de não piorar ainda mais uma situação que por si só já é crítica, o que nesse caso não aconteceu .

Reforço mais uma vez, a transparência dessa gestão, a qual não se exime de todos os esclarecimentos e informações e que não existe caso confirmado no Hospital Municipal.

Conto com a colaboração de cada um de vocês.

Respeitosamente

Lúcia Tavanti

Assessoria de Comunicação/HMPGL