1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Itaipu recebe delegação da Boston Dynamics, responsável pela tecnologia do cão robô

Fotos: Kiko Sierich/PTI

Comitiva foi recepcionada na última terça-feira (14) pelo diretor administrativo e pela equipe do PTI

O diretor administrativo de Itaipu, Iggor Gomes Rocha, recebeu, na última terça-feira (14), uma comitiva da Boston Dynamics, empresa responsável pela construção de robôs avançados, entre eles, o Spot, cão robô que está passando por testes de validação na Itaipu desde agosto deste ano. O gerente de parcerias da Boston Dynamics, Chris MacCasky, e a vice-presidente da empresa, Renee Di Prima Burns, encabeçaram o grupo.

A delegação fez uma visita técnica à usina e às instalações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para saber sobre o andamento da testagem do Spot. O cão robô possui mobilidade, agilidade, destreza e velocidade.

Leia também

Com conexão 5G, o protótipo tem inteligência artificial, câmeras e microfones que são usados para detectar anormalidades. O Spot é conhecido por sua versatilidade em inspeções de infraestrutura crítica, reduzindo custos e evitando colocar em risco a integridade dos colaboradores.

“O objetivo da visita foi aumentar a proximidade entre as empresas, trocar conhecimentos sobre as expertises e capacidades de desenvolvimento tanto do PTI quanto da Itaipu de soluções na área de inovação, além de prospectar possíveis parcerias”, disse o diretor administrativo Iggor Gomes Rocha.

A unidade do cão robô foi trazida para a Itaipu por meio de uma parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

O gerente de parcerias da Boston Dynamics, Chris MacCasky, disse que ficou impressionado com o gigantismo da obra de Itaipu e com as tecnologias instaladas no PTI.

“Enxergamos muito potencial de aplicação das tecnologias da Boston no mercado brasileiro nos setores de óleo e gás, mineração e usinas hidrelétricas, e o PTI é um ótimo parceiro para isso”, afirmou.