CabezaNews
  • Política
  • Foz do Iguaçu
  • Brasil
  • Turismo
    • Na Estrada
  • Contato
  • Expediente
  • Quem faz

Siga

Instagram

Instagram did not return a 200.
CabezaNews
  • Política
  • Foz do Iguaçu
  • Brasil
  • Turismo
    • Na Estrada
  • Contato
  • Expediente
  • Quem faz

Coronavírus, Coronavírus em Foz do Iguaçu, Destaques, Foz do Iguaçu, Saúde,

Laboratório Municipal de Foz do Iguaçu já realizou mais de 50 mil exames de Covid-19

por  Ronildo Pimentel13/01/2021Sem comentários
4
Shares
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter
Teste corona

A habilitação do Laboratório, em abril do ano passado, possibilitou maior celeridade nos resultados e melhor diagnóstico da situação da pandemia na cidade

Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, o Laboratório Municipal de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, já processou mais de 50 mil testes no município e área de abrangência da 9ª Regional de Saúde para o diagnóstico da Covid-19.

O laboratório é administrado pela Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu (FMSFI) em parceria com a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Em abril do ano passado, teve sua habilitação concedida pelo Laboratório Central do Estado (LACEN/PR), dando maior celeridade nos resultados e um melhor diagnóstico sobre a situação do município frente à pandemia.

Os testes realizados são do tipo RT-PCR, exame de metodologia eficaz e preciso, considerado padrão-ouro para detecção do Sars-CoV-2, vírus causador da Covid-19. Os resultados são liberados em até 36 horas.

Para alcançar os mais de 50 mil exames, o Laboratório Municipal contou com apoio irrestrito da Prefeitura de Foz do Iguaçu na descentralização do diagnóstico do novo coronavírus, o que possibilitou o aumento gradativo da testagem.

“No início da pandemia, o Laboratório tinha a capacidade de realizar até 60 exames por dia. Atualmente são 600 exames por dia, suprindo toda uma demanda existente, e sem nunca ter ocorrido a falta de teste para atender qualquer paciente suspeito”, avalia o prefeito Chico Brasileiro.

O prefeito ressaltou a integração de instituições, em um esforço conjunto para o combate ao coronavírus na cidade. “Por meio da parceria entre a Fundação Municipal e a Unila, e também do trabalho agregador da Itaipu Binacional, Hospital Ministro Costa Cavalcanti, Uniamérica e Unioeste, o município consegue realizar uma análise detalhada e transparente, viabilizando mecanismos para as decisões necessárias ao enfrentamento à pandemia da Covid-19”, destaca Brasileiro.

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sergio Fabriz, o Laboratório Municipal recebeu vários investimentos, desde a melhoria na estrutura física, criação do setor de Biologia Molecular, aquisição de novos equipamentos e número maior de recursos humanos. “A Fundação Municipal adquiriu um equipamento chamado Termociclador, que analisa e detecta o material genético do vírus. Juntamente ao que a Unila disponibilizou, temos duas máquinas de RT-PCR, o que ampliou significativamente nossa testagem”, explica o diretor.

O biomédico Rafael dos Santos da Silva, responsável pelo laboratório, comenta que a Fundação Municipal de Saúde é responsável pela aquisição de novos equipamentos, compra de reagentes e insumos. “São nove meses ininterruptos de dedicação de toda uma equipe. A tecnologia veio para agilizar os fluxos dos exames, otimizando o dia a dia de todos os setores envolvidos, desde o plantão coronavírus, a Central de Triagem até as unidades de internação desse grande complexo hospitalar que se tornou o Hospital Municipal Padre Germano Lauck”, exalta o biomédico.

O diretor da Fundação destacou a parceria com a Unila para a implantação do Laboratório. “O enfrentamento da pandemia nos levou a uma mobilização das equipes da Fundação e da Unila sem precedentes. Uma demanda da saúde pública onde os desafios continuam e o trabalho também. Tenho muito orgulho de tudo o que está sendo realizado em prol da população”, pontua Fabriz.

Deixe um comentário Cancelar resposta

Posts relacionados

coronavac1
Coronavírus em Foz do Iguaçu, Destaques, Saúde,

Regional de Foz do Iguaçu vai receber 9 mil doses da Coronavac, vacina aprovada domingo (17) pela Anvisa

por  Ronildo Pimentel17/01/2021Sem comentários
Hotel Lamarque
Destaques, Foz do Iguaçu, Turismo,

Resgate histórico: Conheça o Hotel Lamarque, referência em hospedagem na Foz do Iguaçu dos anos 1950

por  Ronildo Pimentel17/01/2021Sem comentários
DETRAN (Foto Geraldo Bubniak AEN)
Destaques, Paraná, Política,

Governo do Estado congela taxas do Detran-PR pelo segundo ano consecutivo

por  Ronildo Pimentel17/01/2021Sem comentários
colegio militar
Destaques, Educação, Paraná,

Governador sanciona lei que altera regras das escolas cívico-militares

por  Ronildo Pimentel17/01/2021Sem comentários

Siga o Cabeza

Siga no Instagram

roni.news

Saudades daquela costelinha de pacu com caipirinha Saudades daquela costelinha de pacu com caipirinha .. acaba logo pandemia!
As canecas CabezaNEWS chegaram .. As canecas CabezaNEWS chegaram ..
Geleia de goiaba silvestre pronta. #DeliciasdaRoç Geleia de goiaba silvestre pronta. #DeliciasdaRoça
Nas estradas do Mato Grosso do Sul Nas estradas do Mato Grosso do Sul
Uma das principais unidades de conservação natur Uma das principais unidades de conservação natural do Brasil, o Parque Nacional do Iguaçu que abriga as Cataratas do Iguaçu, na fronteira com a Argentina, completa 82 anos de criação neste domingo, 10 de janeiro.

#PatrimôniodaHumanidade
Hoje bem light Hoje bem light
Siga no Instagram
  • Contato
  • Expediente
  • Política de privacidade

© CabezaNews é editado pelo jornalista Ronildo Pimentel | Site desenvolvido por Agência Poolbliq