1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Mais de 196,1 mil iguaçuenses vão as urnas no domingo, 2 de outubro

Transportes das urnas começa às 8h de sábado (1º), Foz tem local de votação com maior número de eleitores do Paraná

Mais de 196,1 mil moradores de Foz do Iguaçu irão às urnas no próximo domingo, 2 de outubro, no primeiro turno das eleições gerais de 2022. No pleito, os eleitores vão votar para presidente da República, governador do Estado, senador e deputados e deputadas federal e estadual. O município terá 587 urnas que serão distribuídas, a partir das 8h deste sábado (1º de outubro), nos 63 locais de votação.

De acordo com a Justiça Eleitoral, Foz do Iguaçu tem 196.158 eleitores aptos a votar este ano. Os números indicam um aumento superior a 7,1% no comparativo aos mais de 183 mil títulos regulares no pleito de 2020. Destaca o GDia que o município tem duas zonas eleitorais. A 147ª ZE tem cadastrados 91.217 eleitores regularizados, enquanto a 46ª Zona Eleitoral possui 104.941 moradores aptos ao voto.

Veja também

Nas urnas, os eleitores terão à disposição 42 candidatos com domicílio eleitoral em Foz do Iguaçu. Em consulta no DivulgaCandContas, serviço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são 19 inscritos para deputado ou deputada estadual e 23 para deputado ou deputada federal.

A maioria dos candidatos de Foz do Iguaçu, aprovados em convenção partidária, está com o registro deferido (aprovado) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). Alguns casos foram indeferidos, mas entraram os candidatos entraram com recursos e seus nomes constarão das urnas normalmente.

Urnas

O Fórum Eleitoral começa, às 8h de amanhã, o transporte das 587 urnas que serão instaladas em 63 pontos de votação para as eleições em Foz do Iguaçu. As operações vão envolver agentes lotados em órgãos federal, estadual e municipal. São 314 seções da 46ª Zona Eleitoral, em 38 diferentes endereços. A 147ª tem 273 seções distribuídas em 25 locais. A ZE abrange Santa Terezinha de Itaipu, que tem com 53 seções (urnas) em cinco locais de votação.

A orientação da segurança institucional do TRE-PR não permite tornar públicas informações sensíveis sobre as urnas, disse o chefe de Cartório da 46ª ZE, Claudinei Zdanski. A restrição inclui dados sobre os trajetos de transportes e das estratégias de segurança, “que envolvem a PF e PRF (polícias Federal e Rodoviária Federal), PM (Polícia Militar), GM (Guarda Municipal), Forças Armadas e outros órgãos”, disse.

A Justiça Eleitoral preparou ações especiais para orientar os eleitores do Colégio Anglo Americano, na Vila A. O local abriga o maior ponto de votação do Paraná. Para facilitar a entrada, circulação e saída dos eleitores no estabelecimento, foram confeccionadas três faixas que colocadas nos portões de acesso de entrada única e exclusiva PcD e saída. Os deficientes e com mobilidade reduzida terão acesso pela entrada central.

Novos locais

As urnas de dois locais de votação serão transferidas para o pleito deste domingo. A informação foi confirmada pelo Fórum Eleitoral e vai afetar mais de 3,8 mil eleitores da 46ª Zona Eleitoral. A mudança foi necessária devido as obras de reformas que estão ocorrendo nos estabelecimentos definidos originalmente.

Os locais de votação que serão transferidos provisoriamente estão na região do bairro Campos do Iguaçu (leste de Foz do Iguaçu). Os 1.934 eleitores que votam na Escola Municipal Carlos Gomes serão transferidos para o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Campos do Iguaçu, localizado na Rua Capibaribe, 1695.

A Escola Municipal Osvaldo Cruz tem 1.890 eleitores cadastrados que irão votar provisoriamente na Colégio São Paulo Apóstulo, o antigo Colégio Iguaçu, na Travessa Rio Negro, 19, no Campos do Iguaçu. Ao todo, serão transferidas 12 urnas, seis em cada local.