1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Marca turística destaca versão multicultural e hospitaleira de Ciudad del Este

A Prefeitura de Ciudad del Este quer usar as características multicultural e hospitaleira da população local para promover o destino e atrair turistas a capital de Alto Paraná e um dos principais centros comerciais do Paraguai, ligado à Foz do Iguaçu (Brasil) pela Ponte Internacional da Amizade. A Marca Cidade, lançada quinta-feira (29 de novembro), vai potencializar imagens das belezas dos espaços verdes e dos produtos de primeira linha disponíveis no comércio do município.

A apresentação da campanha, no anfiteatro do Lago da República, contou com participação do prefeito Miguel Prieto Vallejos, diretores, vereadores e representantes de entidades organizadas e moradores de Ciudad del Este. A peça é representada pelo sol e uma variedade de cores que simbolizam energia, força, riqueza cultural, segurança e esperança.

Veja também

O encontro começou com a demonstração do potencial artístico incentivado pelo governo municipal, com a animação do cast municipal. Além da apresentação da marca, foi lançado um dos materiais audiovisuais que mostra a grande riqueza natural, cultural, de infraestrutura e gastronômica da região como os grandes atrativos dos diferentes pontos.

A “Marca Cidade” foi lançada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico 2022-2026 do Governo Municipal. Na ocasião, foi realizada a apresentação da Campanha de Promoção Turística e Marca Turística, com a coordenação da Diretoria de Turismo e História do Município de Ciudad del Este em conjunto com a Associação Ciudad del Este e a Região Convention & Visitors Bureau, com o slogan “CDE se Transforma”.

O prefeito Miguel Prieto parabenizou a equipe de gestão do turismo e o setor privado, como geradores de boas notícias para a cidade, onde há belos aspectos para mostrar como o comércio mais forte e consolidado do país, eventos, arte, cultura, gastronomia. Ele expressou que o Governo está comprometido com as pessoas que trabalham para o progresso da cidade trazendo capital de fora, que merece o acompanhamento para fortalecer o esforço. “O que queremos é melhorar a cada dia, elevar o nível da nossa cidade”, afirmou. Ele reconheceu e agradeceu os esforços do setor privado e organizações para melhorar o turismo na região, que tem múltiplos efeitos positivos.

Conselheiros, diretores, técnicos e funcionários do Município de Ciudad del Este participaram como referências para diferentes entidades públicas e do setor privado, como Senatur, CDE Câmara dos Empresários, Câmara de Comércio e Serviços, CODELESTE, Codefran, Universidad Nacional del Este, Universidade Privada do Leste (UPE), Universidade Internacional Três Fronteiras (UNINTER).

Também estiveram presentes representantes da Câmara Técnica de Turismo, ASHOTEL, ASOBARES, United Taxi Drivers, TAUDE, Associação de Informantes, Foz de Iguazú Convention Bureau, mídia, representantes da segurança pública, primeira delegacia e polícia nacional e turistas.

Uma grande aposta do governo municipal

Por sua vez, Elva Figueredo, atual presidente de zona do Convention & Visitors Bureau Region de Ciudad del Este, enfatizou que CDE é uma cidade muito importante, reconhecendo o compromisso do prefeito Miguel Prieto com o turismo. Indicou que, desde o setor privado, percorrendo as instalações, capacitando-as com um trabalho conjunto para conseguir um aumento de visitantes, alicerçaram fatos concretos. Sublinhou que a marca cidade é muito relevante para uma região, salientando que com ela chegaremos a qualquer destino do mundo, falando de quem somos, da nossa cultura, da nossa gastronomia no quadro de compromissos como o trabalho conjunto com as pessoas de Puerto Iguazú.

Esta iniciativa sustenta uma estratégia de comunicação que apoia os projetos envolvidos na cidade de forma a divulgar ações de promoção do destino, principalmente em feiras e festivais de turismo. Ele especificou que dentro da marca o multiculturalismo é um diferencial pela riqueza gastronômica e outros fatores, considerando que a forma mais segura de gerar divisas é o desenvolvimento do turismo que engloba 57 atividades dentro de uma sociedade que envolve todos os setores, igualmente beneficiados por receber o turista na comunidade. Acrescentou que a marca da cidade é um começo, base de muito trabalho, priorizando os esteños para apresentá-la e que será levada a eventos nacionais e internacionais.

A marca vislumbrada pelo sol

A Marca Cidade implica a concepção de material gráfico para impressão e divulgação digital como suporte de promoções e informação turística que serão distribuídos em espaços de atendimento ao público, eventos e meios de comunicação. Foi apresentado por Julio Gallegos, diretor geral da agência NASTA, que explicou que é um desafio participar deste tipo de projeto para promover uma cidade com tudo o que se pode encontrar no CDE e atrair mais pessoas.

Ele indicou que é preciso criar uma série de elementos para a narrativa, processo em que trabalharam com vários atores por meio de uma oficina para gerar valor agregado a todo o potencial que o CDE tem, como a grande quantidade de área verde, uma incrível diversidade gastronómica e a criação de um símbolo que representa a identidade dos esteños, numa fase de transformação económica, social e cultural.

Ele argumentou que, para isso, foi alcançado um achado estratégico que indica que definitivamente há muito a dizer sobre o CDE. Explicou que a marca da cidade aposta no símbolo representado pelo sol, uma vez que, pela sua posição geográfica, é a primeira cidade que toca o sol e o fenómeno de transformação que a torna uma cidade que surpreende com toda a sua multiculturalidade, com cores como o amarelo que representa energia e ação, o preto que transmite proteção e firmeza, o verde que representa a riqueza ecológica e como símbolo de prosperidade e hospitalidade que caracteriza Esteños, entre outras cores da diversidade, como explicou.

Departamento de Comunicação-MCDE