1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Medo de falar de política acaba com a renovação no Brasil

“Promova a mudança no dia das eleições e vote em quem é renovação”, propõe Aloísio Nascimento

O medo de falar, de debater sobre política se tornou uma barreira quase que intransponível para a renovação das lideranças no país. Dois a cada três brasileiros tem medo de falar sobre o sistema e o nosso regime democrático, segundo constatação Datafolha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade).

Essa distância do debate político só prova a dificuldade de renovação política. “Quando não se discute política de forma livre, os poderosos políticos conseguem manter mais ainda seu poder diante o povo”, avalia o centista político Aloísio Nascimento, candidato a deputado federal pelo MDB com o número 15015.

Veja também

Desta forma, fazer política com a perspectiva de renovação pode ser um desafio muito mais difícil, afirma. Renovar os quadros políticos é fundamental para a oxigenação necessária em todo processo eleitoral. Porém, não se renova quando não se fala sobre o assunto.

Neste sentido, caso você deseje mudanças, ficará somente no seu desejo, porque não há condições para tal coisa. O que se tem, portanto, é só mais do mesmo. “Penso diferente, não podemos ter medo da polarização política. Temos que apenas promover as discussões maduras, evitar ressentimento e se basear no confronto de ideias”, ressalta Aloísio.

É necessário manter o espírito livre do medo, principalmente, aqueles que não fazemos parte das oligarquias privilegiadas. Sem discussão e amadurecimento político, ficamos à mercê dos interesses dos poderosos. E nada acontece para o nosso povo. Nada evolui. Nada amadurece.

“É pelo exercício político que conquistamos mais estrutura para o nosso povo. Quando deixamos de falar sobre política, por mais que o medo seja legítimo em tempos estranhos como agora, ficamos inertes e reféns de quem deve sair do poder”.

“Promova a mudança no dia das eleições e vote em quem é renovação”, conclama Aloísio Nascimento, 1505 para deputado federal.

Legenda para foto
Nesta eleição, é preciso discutir sobre renovação política, defende Aloísio Nascimento
Foto: Facebook/Arquivo