1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Ney Patrício destaca avanços conquistados no legislativo de Foz

Aumento da nota da transparência no TCE e implantação do serviço de Libras fazem parte das ações

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu teve importantes avanços nos últimos dois anos. Sob condução do vereador Ney Patrício, que esteve a frente da presidência (2021-2022), o legislativo passou a ocupar a terceira posiçõa entre as 10 grandes cidades no ranking de transparência do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Além deste grande passo em direção a boa prática administrativa, a Casa de Leis iguaçuense também possibilitará maior inclusão social com a implantação do serviço de Libras para a comunidade surda.

Veja também

Soma-se a essas duas importantes ações na gestão de Ney Patrício a realização de concurso público, a conclusão da licitação para modernização do plenário e também a formalização de convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Foz do Iguaçu) para atendimento da comunidade no Núcleo de Cidadania.

” Não podemos ser ingratos ao ponto de dizer que essas conquistas são somente do Ney Patrício. Esses avanços foram possíveis graças ao trabalho e dedicação dos servidores da Casa e também apoio da Mesa Diretora e dos demais vereadores”, afirmou.

Mais transparência

Câmara Municipal de Foz do Iguaçu está na terceira colocação no ranking de transparência do TCE (Tribunal de Contas do Estado) entre as 10 maiores cidades do Paraná.

Foz do Iguaçu saiu da posição 136 no último ranking e hoje está em 47 entre os 399 municípios do estado.

O ranqueamento do TCE avalia a qualidade das informações dos portais de transparência do Governo do Estado e das 399 prefeituras e legislativos municipais.

Com 95,45, o Legislativo iguaçuense está à frente de Londrina (90,5), Curitiba (90,1), Maringá (85,84), Cascavel (83,7), Colombo (83,25), Paranaguá (79,84) e São José dos Pinhais (75,6). Atrás apenas de Guarapuava (95,5) e Ponta Grossa (98,65).

Libras

A Câmara Municipal também atenderá uma demanda antiga da comunidade com deficiência auditiva e surda. A partir deste ano, em uma ação inédita de acessibilidade, será implantado o serviço de tradução de Libras.

“Nesta legislatura discutimos vários temas de inclusão com apresentação de projetos, e era mais do que fundamental também darmos o exemplo de acessibilidade, e tivemos respaldo dos demais vereadores, em especial Yasmin Hachem e João Morales, para oferecermos a oportunidade de acesso deste público às discussões sobre o futuro de nossa cidade”, avaliou Ney Patrício.

Com isso, os deficientes auditivos e surdos terão acesso completo as sessões ordinárias e extraordinárias, em que são discutidos projetos, requerimento e demais assuntos de interesse da sociedade.

Concurso

Para suprir o quadro de servidores, que aos poucos entrarão em aposentadoria, também foi aberto concurso, para algumas vagas e cadastro reserva, para os cargos de nível médio: Agente Administrativo I; Motorista I; Técnico em Informática I; Técnico operacional I; Telefonista I. Os cargos de nível superior são: Analista Legislativo I; Consultor Jurídico I e Contador I (conforme edital)

A convocação para as vagas ofertadas será feita de acordo com a necessidade do Legislativo. O período para a realização das inscrições segue até ás 23h59min do dia 17/01/2023, observado horário oficial de Brasília – DF, por meio do endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br.

Núcleo de Cidadania

O Núcleo de cidadania, fruto de uma parceria firmada entre Câmara e OAB, presta orientações nas áreas de direito da família, do consumidor, questões previdenciárias, violência doméstica e emissão de documentos gratuitamente.