1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Palmas, no Sudoeste do Paraná, recebe verba para modernizar UPA Municipal do bairro Lagoão

Vista da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Lagoão (Foto: Paróquia)

Após intermediação do deputado Luiz Fernando Guerra junto à Sesa, R$ 861,2 mil foram liberados para aquisição de mobiliários

A estruturação e modernização da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Municipal Sady Marcondes Loureiro Filho, localizada no Bairro Lagoão, uma antiga demanda de Palmas, acaba de ser resolvida. Atendendo a solicitação feita pelo prefeito Kosmos Nicolaou e a intervenção parlamentar do Deputado Luiz Fernando Guerra, o valor de R$ 861.284,14 para aquisição de mobiliário para a unidade foi disponibilizado e já depositado na conta da Prefeitura.

A quantia, proveniente do Fundo Estadual de Saúde (FUNSAUDE) foi liberada após a requisição oficial feita em audiência pelo deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) junto à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e ao Governo do Estado, e agora a unidade poderá atender a população palmense e reforçar a estrutura pública da saúde em meio à pandemia do coronavírus.

A unidade de Palmas foi construída com recursos próprios do município e agora, com o dinheiro do Governo do Estado, o Poder Executivo poderá comprar móveis e demais equipamentos, garantindo uma prestação de serviços de qualidade à comunidade. A UPA vai concentrar os atendimentos relacionados à saúde com complexidade intermediária de atenção básica e atenção hospitalar para crianças e adultos.

A Prefeitura e a Sesa haviam assinado um Termo de Convênio para liberação da verba em outubro do ano passado e agora, com o apoio e atuação do parlamentar, ela finalmente chegou aos cofres municipais. Conforme o termo assinado entre o município e o Estado, a aplicação dos recursos financeiros com a aquisição de equipamentos visa reestruturar a UPA, que passará a compor a Rede de Urgência e Emergência Estadual (RUE), complementando também a rede de Saúde Municipal já existente.

“Com o objetivo de melhorar o sistema de saúde de Palmas e beneficiar a população, o prefeito Kosmos pleiteou estes recursos conforme projeto técnico. Entretanto, por conta das dificuldades impostas pela própria burocracia e a tramitação de processos no Estado, a liberação da verba estava emperrada. Agradeço a atenção dada à minha solicitação pelo Secretário de Saúde, Beto Preto; e pelo governador Ratinho Jr, em finalmente disponibilizar o valor que vai possibilitar o atendimento na unidade, principalmente neste momento onde estamos vivenciando um estado de calamidade pública por conta do agravamento da situação provocada pela Covid-19”, ressaltou o deputado.

“Destaco que o mérito dessa iniciativa deve ser creditado ao Prefeito Dr. Kosmos, que é médico, um profissional da área da saúde e com visão estratégica ao projetar essa obra e vislumbrar sua efetivação como estamos testemunhando e que será fundamental na ampliação da prestação de serviços que tiveram sua demanda ampliada pelo atual estágio e protocolos sanitários”, afirmou o deputado Luiz Fernando Guerra.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências. Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade.

A liberação do dinheiro foi celebrada pelo prefeito Kosmos através de um vídeo postado nas redes sociais onde presta um agradecimento oficial da administração pública palmense à efetiva atuação do deputado Luiz Fernando Guerra, tornando possível a concretização de mais essa conquista coletiva.

Foto: Prefeitura de Palmas