1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

PF e ICMBIO realizam operação de repressão a extração ilegal de palmiltos no Parque Nacional do Iguaçu

Uma pessoa foi presa em flagrante com diversos equipamentos e palmitos in natura

Policiais federais e servidores do ICMBio realizaram, nesta segunda-feira (23), uma operação de repressão a extração ilegal de palmitos no Parque Nacional do Iguaçu.

Além da repressão a atividade extrativista ilegal que ocorre dentro da área de preservação do parque, a operação visava inibir o comércio desse palmito, que é processado sem nenhum controle de higiene e armazenamento, colocando em risco a saúde da população que consome tal produto.

Leia também

Na ação, que ocorreu na região do município de Capanema, os policiais encontraram cerca de 50 vasilhames contendo palmito Jussara extraído do Parque Nacional do Iguaçu, redes de pesca, arma de ar comprimido modificado para calibre 22. Uma pessoa foi presa em flagrante no local e outra conseguiu fugir, mas foi identificada pelos policiais.

O preso e os materiais apreendidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, para a realização dos procedimentos legais pertinentes.

A PF ressalta que as ações de combate aos crimes ambientais, principalmente as de ocorrência no Parque Nacional do Iguaçu, serão intensificadas, com atuações conjuntas com o ICMBio. Quaisquer informações sobre a prática desses crimes podem ser denunciados no disque-denúncia, com garantia de sigilo e anonimato.

Comunicação Social da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR

CS/PF/Foz