1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Polícia Nacional reforça a segurança nos arredores da Ponte da Amizade e área de comércio de Ciudad del Este

Os agentes atuarão para coibir crimes de furto, roubo e extorsão de turistas

A Polícia Nacional do Paraguai reforçou nesta semana a segurança nos arredores da aduana da Ponte Internacional da Amizade e na área de comércio, no microcentro de Ciudad del Este. Para a operação, que deve seguir por tempo indeterminado, foram mobilizados 100 policiais para integrar as equipes que já atuam nas patrulhas diárias.

Relembra o GDia que a ação é uma resposta a uma série de denúncias e reivindicações dos empresários locais, que vinham cobrando das autoridades o combate aos incessantes casos de furtos, roubos e extorsão de turistas. A atividade dos grupos criminosos é prejudicial ao comércio, que é movimentado em grande parte pelos estrangeiros que atravessam a fronteira para fazer compras no país vizinho.

Leia também

Frente a isso, lojistas e autoridades de CDE se reuniram na última terça-feira (17) com o ministro do interior, Enrique Riera, que determinou a mobilização das tropas policiais. O encontro ocorreu na sede do Governo do Departamento de Alto Paraná.

Além dos crimes recorrentes, os agentes também fiscalizarão a atuação de lojas falsas, que são usadas como fachada para enganar compristas; além da comercialização de produtos falsificados, que já estão na mira do Ministério Público.

Transcendendo o microcentro de CDE, a segurança será reforçada, também, nos bairros que concentram depósitos e sedes de transportadoras, alvo de diversos roubos desde o início de 2023.

Na conversa com os representantes comerciais, Riera comprometeu-se ainda a aumentar o efetivo do Grupo Lince (equipe tática da Força Nacional), acelerar a criação de uma rede de câmeras de monitoramento e articular com o poder público local ações de combate aos estabelecimentos usados unicamente para a prática de fraudes.

A operação deve trazer um “respiro” a comunidade empresarial, que se prepara para mais uma edição da movimentada Black Friday, programada para ocorrer de 15 a 18 de novembro. Neste ano, a feira organizada pela Câmara de Comércio e Serviços promete ser a maior da história, incorporando novidades para o visitante.

As lojas serão todas identificadas como o selo da Black Friday 2023, podendo fazer o horário conforme a sua própria escolha. A recomendação é que o consumidor busque diretamente as lojas sérias, sem deixar-se levar por falsos “guias de compras”. No ano passado, a semana de compras movimentou US$ 260 milhões. Para este ano a expectativa é de que as vendas cresçam cerca de 30%.

Comércio movimentado

Com o slogan “descontos sem fronteira”, a Black Friday de Ciudad del Este neste ano oferecerá descontos de 30% a 70%, em diversos itens. Durante o período de liquidação, as lojas vão oferecer atendimento especial e horários ampliados para receber a clientela, formada de turistas e moradores das cidades da região. O funcionamento comercial será das 6h às 18h.

Os preparativos estão a todo o vapor. A iniciativa privada e o poder público se juntaram para fazer uma recepção ao turista que for às compras no próximo mês, passando pela aduana de CDE.

Entre as novidades deste ano está o Wi-Fi gratuito em toda a área do microcentro, além do interior das lojas, galerias e shoppings. A segurança envolverá um amplo efetivo de todas as forças públicas, incluindo as polícias Turística e Nacional, e a defesa do consumidor atuará junto à organização.

Outro incremento é o Passeio Gastronômico, ampla estrutura para a oferta de pratos locais, regionais e internacionais montada em parte da Avenida Carlos Antonio Lopes, no centro.