1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Políticas públicas são prioridades para Foz do Iguaçu e Londrina

Os prefeitos Chico Brasileiro e Marcelo Belinati querem fortalecer programas e projetos para entrega de serviços públicos básicos à população

A efetivação de políticas públicas em todas as áreas da gestão pública é prioritária no acordo de cooperação entre Foz do Iguaçu e Londrina assinado nesta quinta-feira (26) pelos prefeitos Chico Brasileiro e Marcelo Belinati.

“Essa cooperação não é um documento meramente protocolar. É um avanço do ponto de vista de gestão, de troca de experiências, de efetivação de políticas públicas, tanto sociais quanto econômicas”, disse Brasileiro.

“Um aprendizado por parte da gestão dos dois municípios para que as prefeituras possam entregar mais resultados aos cidadãos de Londrina e de Foz do Iguaçu de uma forma conjunta”, completou.

O prefeito Marcelo Belinati classificou o acordo de cooperação técnica como “um dia histórico”. “Londrina e Foz do Iguaçu se tornam oficialmente cidades co-irmãs. Já era no sentimento, mas agora é oficialmente. Vamos fazer esta troca de experiências administrativas e cada um observar no outro governo soluções inteligentes que devem balizar o trabalho e fazer aquilo que é a nossa obrigação, servir cada vez melhor a população”.

Chico Brasileiro disse que Londrina é uma referência de gestão pública para todas as cidades brasileiras. “Nos últimos anos, a gestão do prefeito Marcelo Belinati tem dado uma demonstração de lisura, de austeridade, de políticas públicas avançadas e os resultados chegam ao cidadão, às famílias. É um grande exemplo e estou muito feliz em poder trocar estas experiências com uma cidade tão pujante e com uma administração tão moderna como a de Londrina”.

Governança

O secretário de Governo de Londrina, Alex Canziani, avalia que a troca de experiência em relação a projetos e programas entre os gestores se tornou muito eficaz no serviço público. “Temos a Escola de Governo que faz um trabalho importante de capacitação com 10 mil pessoas atendidas neste semestre. Queremos fazer juntos, construir parcerias, para fazer uma gestão diferenciada e projetos em conjunto”.

O secretário da Transparência e Governança de Foz do Iguaçu, José Elias Castro Gomes, disse que o acordo entre as duas cidades vai melhorar as políticas públicas. principalmente na entrega de serviços básicos. “Espero que Londrina se junte para também criar o Fundo Municipal de Compliance e Governança. Queremos fazer uma grande rede de municípios para a adoção de boas práticas nestas duas áreas. Os municípios do futuro precisam melhorar a governança”.

A proposta da criação do fundo, que será enviada à Câmara de Vereadores nos próximos dias, prevê ações e programas para fiscalizar e reprimir a corrupção no âmbito da administração pública. O projeto é inédito no país.

Ainda nesta quinta, os secretários das áreas de tecnologia de informação, fazenda, obras, trânsito e planejamento trocaram as primeiras informações com seus pares londrinenses a respeito de projetos e programas desenvolvidos nas respectivas pastas.