1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Prefeita de Ciudad del Este comunica a renúncia; Deputados votam intervenção

Sandra McLeod pode renunciar a renúncia, dependendo da votação da intervenção hoje na Câmara dos Deputados

A prefeita de Ciudad del Este, Sandra McLeod de Zacarías, aproveitou um evento público na manhã desta segunda-feira (26), para anunciar que apresentaria sua renúncia oficial ao cargo. “Vou dar um passo atrás para que não ocorram mortes, nem de um lado, nem de outro”, disse ela, em referência aos grupos de moradores, favoráveis e contrários, que estão se manifestando nas ruas da cidade paraguaia, na fronteira do Brasil, em Foz do Iguaçu. Em comunicado, ela diz que pode voltar atrás, dependendo da sessão desta terça-feira (27) da Câmara dos Deputados. As informações são de Ronildo Pimentel, no Gazeta Diário.

“Vou apresentar minha renúncia”, confirmou Sandra McLeod, durante evento do Partido Colorado. Ela e o marido, o senador Javier Zacarías Irún, são alvo de uma série de denúncias de enriquecimento ilícito. A declaração da prefeita não acalmou os ânimos dos moradores de Ciudad del Este, que voltaram a usar as redes sociais para convocar uma nova mobilização a partir das primeiras horas desta terça-feira (27). Eles querem ainda a cassação do marido da prefeita, o senador Javier Zacarías Irún.

A expectativa dos manifestantes é que o presidente Mário Abdo Benítez cumpra o prometido e vá para a praça comemorar a saída da prefeita, que deve ocorrer até o meio dia, acreditam. O presidente da Câmara dos Deputados, Miguel Jorge Cuevas Ruiz Dias, convocou a casa extraordinariamente para votar hoje os pareceres da Comissão Especial que investigou o pedido de intervenção – um dos relatórios, que tem apoio da maioria, é favorável à medida, o outro é contrário.

A convocatória, assinada ainda pelo secretário parlamentar, Carlos Núñez Salinas, tem como objeto a pauta única para o projeto de resolução, “que apresenta o acordo constitucional para dispor a intervenção a municipalidade de Ciudad del Este, Departamento Alto Paraná”. O projeto tem como base as denúncias de irregularidades que motivou os vereadores a aprovarem, no início de outubro, o pedido de intervenção na prefeitura.

Entenda o caso
Sandra McLeod é esposa do ex-prefeito e atual senador pelo Partido Colorado, Javier Zacarías Irún, e cunhada do ex-governador do Alto Paraná e atual deputado, Justo Zacarías Irún. Os três integram um grupo denominado pela imprensa de “Clã Zacarías”, que vem comandando o Partido Colorado na região desde o início dos anos 2000.

Entre as denúncias contra o casal, uma delas diz respeito à compra não-declarada de imóveis no litoral de Santa Catarina. Em pelo menos duas escrituras, conforme já relatou o Gazeta Diário, a prefeita de Ciudad del Este aparece como sendo brasileira.

Renúncia
No meio da tarde de ontem, o secretário geral da prefeitura de Ciudad del Este, Carlos Ávalos, levou o comunicado de renúncia de Sandra McLeod ao presidente da Câmara de Vereadores, Miguel Prieto. Já no início do documento, a prefeita diz que sua renúncia “irrevogável” do cargo. Porém, no mesmo ofício, expressou que se reserva o direito de retirar a renúncia, conforme a resolução dos deputados, de intervir ou não na Prefeitura.

“Esclareço convenientemente que, em caso de tratarse ou darse a intervenção da Municipalidade por parte da Câmara de Deputados, me reservo o direito de retirar ou não minha renúncia”, diz a nota. Em outro ponto, Sandra afirmou disse que tomou a decisão após uma reflexão tranqüila e na busca pela paz social desejada e novamente menciona que ser vítima de perseguição.

A prefeita também apontou que foi forçada a renunciar para evitar ser cúmplice da perda de vidas humanas, como já havia expressado em seu discurso durante a manhã. Sandra McLeod também agradece ao rex-presidente Horacio Cartes, pelo apoio, compreensão e conselhos recebidos.À imprensa, representantes do Câmara de Vereadores de Ciudad del Este alertaram que não aceitarão a renúncia.