1 cabeza 2022 (150 px × 50 px) (1)

Prefeito Chico Brasileiro e equipe do Hospital Municipal fazem visita técnica ao HUOC, em Cascavel

Principal objetivo da visita foi conhecer a estrutura e o funcionamento do Centro de Imagens da instituição, que é referência em atendimento

O prefeito Chico Brasileiro e representantes da Fundação Municipal de Saúde fizeram uma visita técnica ao Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel, nesta sexta-feira (14). O objetivo foi conhecer a estrutura e o funcionamento da instituição, especialmente o Centro de Imagens, trocar experiências e debater a possibilidade de parcerias por melhorias no atendimento na região Oeste do Estado.

O Centro de Imagens do HUOP é referência no diagnóstico por imagens e, por isso, de acordo com o prefeito, entender como é a operacionalização em Cascavel será importante para a instalação dos equipamentos já adquiridos para o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, como os aparelhos de hemodinâmica e de ressonância magnética.

Veja também

Brasileiro explicou à equipe do Hospital Universitário que os equipamentos foram adquiridos por meio de convênio com a Itaipu Binacional e que, além de trazer benefícios ao atendimento à população de Foz e dos outros oito municípios atendidos pelo Hospital Municipal, além dos países de fronteira, a intenção é que a implantação seja eficiente.

“Estamos buscando alternativas e revendo processos para que o hospital siga prestando um atendimento de excelência, mas com a redução de despesas para o município, para que os recursos possam ser destinados a outras áreas”, explicou o prefeito. De acordo com a previsão da Lei Orçamentária Anual para 2024, o custo mensal do hospital municipal é de R$ 14 milhões, sendo que R$ 8 milhões são custeados pela administração municipal.

Fotos: Douglas Moura/PMFI

“É importante que a gente trabalhe junto. A saúde tem que ser regionalizada”, destacou o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Alexandre Webber. “Estamos à disposição para auxiliar no que for necessário”, disse o diretor administrativo do HUOC, Rodrigo Allan Barcella. O Hospital Universitário de Cascavel oferta serviços para 94 municípios do Oeste do estado, numa cobertura assistencial de 2 milhões de pessoas.

Também participaram da visita técnica o coordenador do Centro de Imagens, Narciso Comíssio; o vereador Edson Souza, de Cascavel; o diretor-presidente do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Alessandro Ximenes; a diretora-administrativa do hospital, Ana Neri; e a diretora-técnica, Bárbara Castro.